Com o tema “Imaginar museus: o futuro das memórias”, a sexta edição do Fórum discute, de 5 a 7 do mês, as políticas públicas de cultura no estado com comunidade museológica, sociedade civil, museus e seus órgãos de gestão
Principal evento do campo museal do estado, o Fórum Estadual de Museus do Ceará realiza sua sexta edição com o tema “Imaginar Museus: o futuro das memórias” nos dias 5, 6 e 7 de novembro, com programação presencial em Fortaleza e Baturité, além de transmissão ao vivo no Youtube. Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), o evento tem como objetivo criar um espaço de troca para a construção coletiva de políticas públicas que fortaleçam os museus e os espaços de memória.
“O patrimônio cultural é mais do que a preservação de objetos ou tradições: ele é a base viva da memória, da identidade e da história de um povo. É nesse sentido que a Política Pública de Patrimônio Cultural e Memória do Ceará assume papel estratégico para o estado, pois além de proteger bens materiais e imateriais, também fortalece a identidade, a cidadania e o pertencimento. No Ceará, temos avançado em importantes frentes de valorização e preservação. Ao mesmo tempo, a política estadual de patrimônio se conecta a processos de democratização do acesso e educação patrimonial, sensibilizando crianças, jovens e adultos sobre a importância de reconhecer, respeitar e transmitir adiante esses legados”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Em diálogo com a comunidade museológica, a sociedade civil, os museus cearenses e seus órgãos de gestão, o 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará incentiva o pensamento a respeito de museologias com abordagens mais plurais, inclusivas e comprometidas com o presente. As discussões pautam tópicos relevantes da atualidade para o futuro das memórias, como sustentabilidade e mudanças climáticas, diversidade e políticas afirmativas, criação e preservação de museus comunitários e pontos de memória, além da importância de formações em museologia para o fortalecimento do campo.
Como contextualiza Isabelly Pompeu, Supervisora de Núcleo do Sistema Estadual de Museus e analista de Gestão Cultural da Secult Ceará, “ele expressa uma atitude diante do tempo. O fórum surge como verbo de ação, aberto e provocativo, nos convidando a mover a memória, a deslocá-la do fixo para o vivo, do arquivo para o corpo, do registro para a experiência compartilhada. Neste ano, o evento traduz essa travessia da amplitude e da cadência, compondo um campo de respiro e movimento, remetendo à sobreposição de vozes, temporalidades e práticas que formam o campo museal.”
O fórum apresenta-se como essa culminância de debates e diálogos sobre as políticas públicas da Cultura voltada para os museus. “Desde 2023, a Secult Ceará tem fortalecido o fomento aos museus, direcionando esta pauta em todos os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovendo formações especializadas. Por meio da articulação da rede museus iniciada em 2022, hoje o Sistema conta com 143 museus cearenses cadastrados. Além da rede de sete museus mantidos pelo Governo do Ceará, com programação periódica e gratuita tanto de exposições quanto de ações formativas”, compartilha a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara.
Além da programação com mesas, conferências e painéis temáticos — nova forma de participação proposta pela sexta edição para o compartilhamento de trabalhos e experiências no campo museológico — o Fórum finaliza o evento com uma vivência no território do Museu Comunitário Serra do Evaristo, localizado em Baturité, que gere e preserva o acervo arqueológico de inúmeros vestígios materiais pré-históricos da região. Na ocasião, haverá roda de conversa, visita mediada e feira de artesanatos e farmácia viva.
O 6º Fórum Estadual de Museus é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Sistema Estadual de Museus do Ceará, e do Sistema Brasileiro de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura. Conta com apoio da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece), por meio da Pinacoteca do Ceará, KUYA – Centro de Design do Ceará, Estação das Artes, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Museu da Imagem e do Som Ceará, Porto Iracema das Artes e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante. A produção é do Instituto Assum Preto.
Sobre o Sistema Estadual de Museus do Ceará
O Fórum também se propõe a discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), criado pela Lei 13.602/2005 e vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O SEM/CE tem como principal objetivo sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.
Organizado pelo SEM/CE, o Fórum Estadual de Museus do Ceará também busca possibilitar um espaço no qual seja garantida a participação social para o planejamento das políticas públicas para o campo museal.
Serviço
6º Fórum Estadual de Museus do Ceará | 5, 6 e 7 de novembro de 2025
1º dia – Estação das Artes
2º dia – Museu da Imagem e do Som
3º dia – Museu Comunitário Serra do Evaristo
Agenda completa do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará