Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novas regras do Oscar obrigam votantes a assistir filmes e regulam uso de IA

Novas regras do Oscar obrigam votantes a assistir filmes e regulam uso de IA

Imagem de: Novas regras do Oscar obrigam votantes a assistir filmes e regulam uso de IA

Imagem: Divulgação/Academia de Artes e Ciência Cinematográficas

A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas anunciou no começo desta semana as novas regras que vão ter que ser seguidas pelo Oscar 2026. Além de estabelecer novos prazos para os processos de votação, a entidade também definiu regras para o uso da inteligência artificial — o que era aguardado há tempos.

No entanto, a mudança que mais tem surpreendido é o fato de que a instituição vai exigir que membros votantes tenham assistido a todos os concorrentes de uma categoria antes de votar nela. A obrigatoriedade chamou a atenção por ter sido implementada pela primeira vez nos mais de 90 anos de existência da premiação.

Quais são os novos prazos para o Oscar?

Segundo a Academia, seu novo processo de votação para os concorrentes do Oscar 2026 vai ser iniciado no dia 12 de janeiro do próximo ano, indo até o dia 16 do mesmo mês. As obras selecionadas vão ser divulgadas no dia 22, seguido pelo tradicional almoço no dia 10 de fevereiro.

Oscar-Regras-Votantes-Assistir-Filmes-Uso-IA-01.jpg

Já a votação final que vai decidir os ganhadores será iniciada no dia 26 de fevereiro, se estendendo até o dia 5 de março. A cerimônia ao vivo, no qual os grandes ganhadores vão ser anunciados, está marcada para o dia 15 de março — mas está sujeita a mudanças, caso circunstâncias externas (como incêndios na cidade de Los Angeles neste ano, por exemplo) se provem relevantes.

Assim como em anos recentes, os projetos que desejam concorrer à premiação precisam ter pelo menos 40 minutos de duração e terem sido exibidos nos formatos 33mm ou 70mm ou em um formato digital específico. Todos precisam ter sido exibidos por pelo menos sete dias consecutivos em uma das cinco áreas metropolitanas dos Estados Unidos consideradas pela Academia.

Streaming vai ser usado para conferir atividades de membros

Sob as novas regras da Academia, somente aqueles entre seus mais de 10 mil membros que tiverem assistido a todos os concorrentes de uma categoria vão poder participar da votação final relacionada a ela. Para verificar se eles realmente fizeram isso, a entidade vai conferir atividades individuais em sua plataforma de streaming Academy Screening Room.

Aqueles que assistirem aos projetos em festivais, eventos privados e em exibições organizadas por criadores vão ter que preencher um formulário registrando quando essas sessões aconteceram. Esse é um processo que já era aplicado na seleção de categorias como filmes internacionais, animações e curtas, e agora está sendo estendido para todos os concorrentes.

A entidade também anunciou que vai mudar a forma como apresenta seus cartões de votação. Se até o ano passado somente o nome dos filmes estava presente nas diferentes, agora eles também vão passar a exibir detalhes sobre qual profissional específico está sendo indicado a um prêmio.

Oscar ganha nova categoria e regras para IA

Outra novidade do Oscar 2026 vai ser a categoria Conquista em Elenco, que pretende premiar o trabalho coletivo de diretores de elenco, cineastas e produtores. O vencedor da categoria vai ser decidido a partir de uma lista de 10 indicados, que vão ter seus feitos colaborativos e criativos reconhecidos publicamente.

Oscar-Regras-Votantes-Assistir-Filmes-Uso-IA-02.jpg

Para participar, um diretor de elenco vai ter que compartilhar uma descrição de seu processo, uma foto do elenco selecionado ou uma lista completa com os nomes participantes. Enquanto produtores e diretores podem influenciar no processo, somente o Comitê Executivo da premiação vai ter a decisão final.

A Academia também decidiu que vai permitir o uso da inteligência artificial (IA) generativa nos filmes concorrentes. Segundo ela, o uso de ferramentas “nem prejudica, nem ajuda as chances de conquistar uma nomeação”, mas observa que os votantes vão analisar o quanto elementos humanos estão “no coração de autoria criativa” ao escolher um ganhador.

Para completar, agora todos os membros vão poder votar na categoria de Melhor Curta Animado e a categoria de Melhor Filme Internacional vai abranger trabalhos de cineastas refugiados ou que pediram asilo político. Além disso, festivais como Cannes vão ter um acesso mais direto aos membros da Academia, e canções originais devem ser registradas até o dia 15 de outubro — e trilhas completas até o dia 3 de novembro.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!





Ceará Agora e Diário do Nordeste

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *