As Forças de Segurança do Ceará concluíram a Operação Semana Santa 2025 com a maior redução nas mortes violentas da série histórica, iniciada em 2009. Foram 24 registros durante o feriado desde ano. Em comparação com o ano passado, a redução ficou em 4%, com 25 ocorrências no mesmo período, em 2024. O resultado positivo também se estende aos roubos ocorridos. Comparando com a Semana Santa do ano passado, a redução ficou em 56,8% com 126 procedimentos registrados neste ano, contra 292 ocorrências em 2024. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), considerando o período entre 18h de quinta-feira, dia 17, até 6h de segunda-feira, dia 21.
Mortes violentas
O total de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) ocorridos na Semana Santa deste ano é o menor desde 2009, primeiro ano da série histórica, quando foram registrados 25 CVLIs naquele ano.
Roubos e furtos
Os roubos tiveram diminuição de 56,8%. Ao todo, foram registrados 126 procedimentos na Semana Santa de 2025, contra 292 ocorrências no feriado do ano passado. Considerando os furtos, a redução ficou em 31,3%, com 272 casos registrados no feriado. É a maior redução desde o feriado de 2020, quando foram noticiados, por meio de Boletins de Ocorrência, 210 casos.
Crimes sexuais
As ações das Forças de Segurança do Ceará também contribuíram para a redução de 36,4% nos crimes sexuais registrados no período. Ao todo, foram registrados sete procedimentos contra 11, no feriado do ano passado. Este é o menor número de casos desde 2018, quando seis ocorrências foram registradas.
Rodovias estaduais
Já nas rodovias estaduais, atendidas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram registradas 197 notificações com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de notificações por violação à Lei Seca. Ainda foram registradas seis autuações por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do CTB. No período ainda foram registrados 47 acidentes com 33 feridos e seis óbitos.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 14.654 ações de prevenção aquática nos pontos de atuação espalhados por todo o estado. No período, ainda foram realizados 28 resgates em ocorrências de afogamento, mas em nenhum deles houve registro de óbito nas áreas atendidas pela corporação. Ainda nas ações preventivas, oito crianças foram localizadas. Durante a Operação Semana Santa, os bombeiros militares distribuíram pulseiras às crianças para facilitar a identificação, em caso de situações de emergência.
O CBMCE ainda realizou 30 Atendimentos Pré-Hospitalares (APH) e 39 vistorias técnicas, por meio de equipes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi).
Ciopaer/SSPDS
Em ações distintas, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), com apoio do Samu Ceará, realizou o transporte aeromédico de dois pacientes para unidades de saúde nos municípios de Barbalha e Fortaleza. Durante o trajeto, os pacientes receberam todo o suporte médico necessário.