Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

“Arraiá do Zé 2025”: Programação gratuita dá início ao mês das férias, dia 5 de julho, nos Jardins do Theatro José de Alencar

“Arraiá do Zé 2025”: Programação gratuita dá início ao mês das férias, dia 5 de julho, nos Jardins do Theatro José de Alencar







1 de julho de 2025 – 10:07



Barraquinhas, decoração, quadrilha junina e música com DJ Lolost, Luana Florentino e Vanessa A Cantora dão o tom da festa, que integra a campanha Ingresso Solidário 

As férias de julho no Theatro José de Alencar, neste ano de 2025, iniciam com todo o gás e ainda em clima de festejos juninos. O tradicional e aguardado “Arraiá do Zé” acontecerá, excepcionalmente, no próximo dia 5 de julho (sábado), das 17h às 22h, no Jardim de Burle Marx, trazendo uma atmosfera de alegria e muito arrasta-pé com o acesso gratuito, mediante ingressos via Sympla e um quilo de alimento não parecível (exceto sal). 

 A atriz e contadora de histórias Gal Saldanha será a mestra de cerimônias da noite, que terá como atrações musicais a DJ Lolost, a Quadrilha Junina CORDAPES, Luana Florentino e seu Cabaré Junino (parceria: Sesc Ceará) e, encerrando a festa, Vanessa A Cantora. Para completar, o TJA estará com uma decoração especial e barraquinhas (Acarajé da Nega Pérola, Alcides Drinks, Bar do Vagner, Cachaça Flor de Jambu, Café Iracema, Drinks Literários, Espetaria do Tio, La Donuts, PHAS Produtos Naturais e Sabor de Casa) para comercialização de bebidas e comidas. Conheça mais as atrações:

Gal Saldanha

Atriz, contadora de história, mestre de cerimônia, marcadora da quadrilha junina Filhos do Sertão e produtora cultural. Atua em espetáculos entre adultos e infantis, é integrante da Companhia Prisma de Artes há mais de 25 anos, mestre de cerimônia do Festival Popular de Teatro de Fortaleza há 14 edições, da Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino e do Festival Junino Gente da Terra. Exerce a função de produtora no projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense, do bloco de rua Mata Galinha, além de ser integrante da banda infantil Carnaval da Alegria.

DJ Lolost 

DJ, produtora cultural e cofundadora do coletivo Numalaje, e Festa Crioula, são um dos principais movimentos de música periférica e LGBTQIAP+ de Fortaleza. Sua pesquisa sonora é marcada pela fusão entre funk em todas suas vertentes desde o brega funk, 150 ao funk romântico dos anos 1990, forró de favela, R&B anos 2000, aparelhagem paraense, tecnomelody e demais ritmos das periferias do Nordeste do Brasil. Sendo assim uma das vozes mais potentes da cena periférica de Fortaleza.

Quadrilha Junina CORDAPES

A CORDAPES é conhecida por sua animação contagiante e suas coreografias envolventes, que misturam a tradição do interior com toques de modernidade. Com trajes coloridos e marcantes, o grupo traz uma energia única para as festividades juninas, encantando o público com sua alegria e talento. Com músicas tradicionais e uma atmosfera festiva, a CORDAPES é uma presença imperdível em qualquer celebração junina. A quadrilha foi fundada no ano de 2007, a partir da Associação Companhia de Ritmos e Danças Populares para divulgar as diferentes manifestações culturais populares, visando facilitar a aproximação das comunidades à cultura junina. Ao longo de 17 anos de existência, tem possibilitado que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam vivenciar a cultura junina.

Luana Florentino

Luana Florentino e seu Cabaré Junino, misturando a tradição e o pop, com o maior folguedo popular do Brasil, o São João. Sertaneja, nascida no interior do sertão cearense, de família potiguar; Luana Florentino carrega na veia a tradição e o amor pelo forró e os ritmos, que consagram a festa junina. Em sua biografia coleciona marcos que reafirmam seu lugar na música, como protagonista da cena. Integra a série “Gonzagueana” e o especial “Humberto Teixeira”; coleciona três álbuns autorais nas plataformas e tem mais de cinquenta composições, que trajam a vaquejada, o forró, xote e baião. Um show para celebrar a alegria e o orgulho de ser nordestino!

Vanessa A Cantora

Natural de Chaval e residente em Fortaleza desde os sete anos de idade, Vanessa A Cantora é de alma junina: sua voz potente e apaixonada faz o público reviver a melhor época do ano no Nordeste. Com um repertório que vai das quadrilhas improvisadas às danças soltas sob os balões coloridos, ela resgata a essência do forró com emoção e autenticidade. São noites animadas, cheias de nostalgia boa, alegria contagiante e canções que atravessam gerações. O show é um verdadeiro abraço na tradição! Então, se preparem, chame a galera forrozeira e venha pular até cansar nesse São João do TJA!

Sobre o Ingresso Solidário

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a Campanha Ingresso Solidário com o objetivo de arrecadar alimentos nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado (Rece). Os alimentos são destinados a entidades credenciadas pelo programa e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Todos os alimentos arrecadados na campanha são destinados à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, que funciona em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria da Proteção Social. Após recolhidos, os insumos são utilizados para a confecção de cestas básicas. Posteriormente, são destinados às entidades credenciadas pelo programa, mediante edital permanente.

“TJA 115 anos: O passado ecoa. O agora cria.”

Em 2025, o Theatro José de Alencar, patrimônio histórico e cultural do Brasil, comemora seus 115 anos de fundação com uma programação especial que dialoga com dois eixos fundamentais: tradição e inovação. Sob o slogan “O passado ecoa. O agora cria”, as celebrações buscam valorizar a memória de um dos mais importantes equipamentos culturais do País, ao mesmo tempo em que promovem novas formas de criação artística e encontro com o público.

Símbolo da arquitetura e da cultura cearense, o Theatro foi inaugurado em 17 de junho de 1910 e segue, mais de um século depois, como espaço de resistência, expressão e formação. Ao longo de sua história, tornou-se palco de manifestações artísticas diversas, abrigando gerações de criadores e sendo referência nacional em difusão cultural.

A programação comemorativa dos 115 anos teve início com o concerto “OCB convida Dona Zefinha”, dia 1ª de junho, e seguiu até o dia 24 marcada por espetáculos, exposição, performances, música e outras atividades que reforçaram a missão do equipamento: ser um elo entre passado e futuro, tradição e contemporaneidade, memória e invenção. A proposta foi envolver artistas, pesquisadores, gestores e o público em uma celebração plural, acessível e conectada com os desafios e potências da cena cultural atual.

SERVIÇO

[INGRESSO SOLIDÁRIO] Arraiá do Zé 2025

Atrações: Gal Saldanha (apresentação), DJ Lolost, Quadrilha Junina CORDAPES, Luana Florentino (Parceria: Sesc Ceará) e Vanessa A Cantora

Data: 05 de julho (sábado), das 17h às 22h

Local: Palco Elzenir Colares/ Jardim de Burle Marx do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Capacidade máxima: 1.200 pessoas

Classificação: Livre

Gratuito retirada de ingressos: 04 de julho, a partir das 19h – 600 ingressos (Sympla site) / 05 de julho, a partir das 17h – 600 ingressos (Sympla bilheteria)

Na entrada do evento, o ingresso deverá ser bipado e entregue juntamente com um (1) quilo de alimento não perecível (exceto sal), que posteriormente será doado ao programa Ceará sem Fome (Governo do Ceará)






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *