O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou nesta segunda, dia 21, a ordem de serviço para dar continuidade à segunda etapa das obras do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A nova fase contempla melhorias viárias, hidráulicas e elétricas no local que abrigará a instituição.
Durante o evento, Camilo afirmou que o ITA contribuirá com o desenvolvimento do Ceará nas próximas décadas e destacou a relevância da instituição para a formação de profissionais em áreas estratégicas como hidrogênio verde, energia solar e energia eólica. Ele também lembrou que estão abertas até 8 de agosto as inscrições para seleção de professores da unidade.
Segundo o ministro, os recursos já começaram a ser repassados ao Ministério da Defesa, responsável pelo ITA, e serão utilizados para a aquisição de equipamentos voltados à estruturação dos laboratórios e espaços acadêmicos do campus em Fortaleza.
Além da expansão do ITA, o anúncio incluiu novos investimentos para as universidades federais do Ceará: UFC, Unilab e UFCA. Os aportes priorizam áreas como energias renováveis, inteligência artificial e ciências do mar, dentro do programa Novo PAC – Educação, que destinará mais de R$ 5,5 bilhões para instituições federais em todo o país.
O evento contou com a participação de autoridades como o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora Jade Romero (MDB), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB).