Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saúde de Fortaleza é reforçada com programa “Saúde que Cuida”

Saúde de Fortaleza é reforçada com programa “Saúde que Cuida”

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, apresentou nesta segunda, dia 28, o programa “Saúde que Cuida”, com um conjunto de ações voltadas à melhoria da rede municipal de saúde. A iniciativa faz parte do plano Fortaleza Inclusiva e será executada com recursos do Município, Estado e União.

Entre as medidas estão a reforma de 96 dos 134 postos de saúde da capital, com obras previstas para 25 unidades ainda neste ano. Também será construído um novo posto no bairro Mondubim, além da reabertura de leitos em hospitais como o IJF, Hospital da Mulher, Santa Casa e Hospital Nossa Senhora da Conceição.

No IJF, segundo a secretária municipal de Saúde, Riane Azevedo, mais de 60 leitos serão entregues ainda esta semana. Na Santa Casa, a meta é reabrir todos os leitos até o fim do ano. Também serão entregues novos equipamentos, como aparelhos de eletrocardiograma e laudos online, para acelerar a fila de mais de 314 mil exames acumulados desde 2020.

No campo da saúde mental, o plano prevê a reforma de 24 unidades, incluindo 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quatro residências terapêuticas e quatro unidades de acolhimento. Também estão previstas a construção de duas novas Policlínicas, três Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDIs), um novo Caps Infantil com Espaço Girassol, e a ampliação do Programa Melhor em Casa, com atendimentos até 21h.

Na área de pessoal, a Prefeitura vai convocar 411 aprovados da extinta Fagifor, além de 82 profissionais do concurso do IJF — sendo 75 da área de enfermagem. A secretária afirmou que as convocações foram antecipadas diante da necessidade da rede. O total de novos profissionais pode chegar a quase mil pessoas.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *