Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cid brinca e diz que pode usar retroescavadeira contra obstrução no Congresso

Cid brinca e diz que pode usar retroescavadeira contra obstrução no Congresso

O senador Cid Gomes afirmou, em tom de brincadeira, que se prontificou a usar uma retroescavadeira para retirar os senadores bolsonaristas que ocupam o plenário do Senado Federal desde a última terça, dia 5. A declaração foi feita após reunião de líderes convocada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, para tratar da situação.

Os parlamentares bolsonaristas, entre eles o cearense Eduardo Girão, exigem anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, além do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo Cid Gomes, a maior preocupação dos governistas é a possibilidade de perda de validade da medida provisória que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até dois salários mínimos, R$ 3.036,00.

“Essa MP é urgente, ou trará prejuízo para 10 milhões de brasileiros na faixa de dois salários mínimos, então será votada de forma virtual”, declarou o senador. A votação da proposta está prevista para ocorrer na sexta, dia 7. Ele acrescentou que, conforme o presidente do Senado, haverá sessão presencial na próxima semana, independentemente da continuidade da ocupação.

Cid mencionou de forma irônica a utilização de uma retroescavadeira, referindo-se ao episódio ocorrido em 2020, em Sobral (CE), quando tentou retirar policiais militares amotinados do 3º Batalhão da PM. Na ocasião, o senador tentou derrubar o portão do quartel com o veículo e acabou sendo baleado.

O caso em Sobral é lembrado como um momento emblemático da trajetória política de Cid Gomes, onde, na ocasião, Cid concedeu um prazo de cinco minutos para que os policiais deixassem o 3º Batalhão da Polícia Militar do município. Diante da recusa, ele tentou romper o portão com o uso da retroescavadeira, mas acabou sendo atingido por disparos de arma de fogo. O senador foi baleado e teve dois projéteis alojados no corpo — um próximo à costela e outro no pulmão esquerdo — além de um fragmento de bala.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *