10 de setembro de 2025 – 09:56
Com acesso gratuito, o evento vai promover durante três dias, apresentações de Reisado e Folia de Reis, além de atividades educacionais como seminários e workshops para escolas públicas.Mestra Vicença, do Reisado Cosme e Damião, de Juazeiro do Norte, será homenageada no festival. Crédito: Jarbas Oliveira
Juazeiro do Norte terá um fim de semana que enaltece a cultura popular do Cariri, com a realização do Festival “Canto de Reis – 10 Anos”, que inicia nesta sexta-feira, dia 12, e segue até domingo, dia 14 de setembro. Este evento, que celebra uma década do projeto “Canto de Reis – Educação Patrimonial do Cariri”, promete agitar a cidade, reunindo um rico painel de manifestações culturais que exaltam o reisado, as danças e as cantorias tradicionais da região.
Abertura e homenagens
Na sexta-feira, 12 de setembro, a programação inicia com a Bênção dos Grupos de Reisado às 16h, na Basílica Santuário Mãe das Dores. Em seguida, às 17h, um Cortejo da Cultura Popular – com 18 grupos de Reisado e Folia de Reis da região, além de duas atrações nacionais, Guerreiros de São Jorge da Bahia e Folia de Reis Estrela Guia do Rio de Janeiro – sairá da igreja até a Praça Padre Cícero, marcando a abertura oficial do festival.
Já à noite, às 18h, começa a abertura oficial com Canto das Mestras e Mestres e solenidade. Na ocasião, o festival presta homenagem à Mestra Vicença, do Reisado Cosme e Damião, de Juazeiro do Norte. Na sequência, apresentam-se a Banda Cabaçal Santo Antônio, de Juazeiro do Norte, o Reisado Guerreiras de Santa Luzia (Mestre Serginaldo), de Barbalha, e o Reisado Discípulos de Mestre Pedro (Mestre Antônio e Mestre Raimundo), de Juazeiro do Norte. Às 21h30, acontece a Celebração Festiva 10 anos Canto de Reis.
Sábado (13/9) e domingo (14/9)
Nos dois dias seguintes, os Reisados entram em cena a partir das 16h. No dia 13 (sábado), o Terreiro Sagrado será do Reisado Manoel Messias (Mestra Flatenara), Reisado São Damião (Mestre Damião), Reisado São Miguel (Mestre Tarcísio), Reisado Estrela Guia (Mestra Lúcia), Reisado São Luiz (Mestre Luiz) e Coco Frei Damião (Mestra Marinês), todos de Juazeiro do Norte. Encerra a programação do Terreiro Sagrado no sábado o grupo Guerreiro São Jorge (Mestre Edivaldo), de Santa Brígida, Bahia.
Na manhã do domingo, o festival organizará uma visita a três lugares sagrados: Casa do Padre Cícero, Igreja do Socorro e Horto. Já à tarde, a partir das 16h, o Terreiro Sagrado do Reisado contará com apresentações dos grupos Reisado São Francisco (Mestre Tico Barbosa), de Juazeiro do Norte; Reisado do Mestre Aldenir (Mestre Aldenir), do Crato; Reisado São Francisco (Mestre Dodô), Reisado Nossa Senhora das Dores (Mestra Aparecida), Reisado Arcanjo Gabriel (Mestre Valdir), de Juazeiro do Norte; e Reisado Decolores Dedé de Luna (Mestra Mazé), do Crato. Encerra as apresentações no Terreiro Sagrado a Folia de Reis Estrela Guia (Mestre Preto Jóia), do Rio de Janeiro.
No sábado e no domingo, o festival terá programação musical a partir das 21h.
Oficinas, seminário e lançamento de livro
As atividades formativas do Canto de Reis iniciaram ainda em agosto, no dia 26, com a realização de dois Laboratórios Criativos: de trajes, com a Mestra Mazé, e de adereços, com o Mestre Damião. Em setembro, mais três Laboratórios vão acontecer: de Canto, com Angra, que teve dia 3 e terá no dia 10, às 19h, no Marcus Jussier; de Produção de Máscaras para Reisado no João Cabral, com Mestres do Rio de Janeiro e do Ceará, no dia 12 às 9h; e de Jogos de Espada, com a Mestra Flatenara e o Mestre Mercim, do Pio XII, de Juazeiro do Norte, no dia 13, também às 9h da manhã.
No dia 30 de setembro, será realizado o seminário sobre Educação Patrimonial, que vai reunir cerca de 150 pessoas, entre Mestres e Mestras dos grupos de Reisados do Cariri e professores de 15 escolas da rede pública de ensino pertencentes às comunidades dos grupos de reisado. Na ocasião, será realizado o lançamento e entrega da nova edição do livro “RELICÁRIO DE MEMÓRIA – Opereta Popular Canto de Reis”, para os professores e será feito o registro do quilombo como patrimônio imaterial.
Até outubro, Mestres e Mestras de Reisados se encontram com 450 alunos de 15 escolas da região do Cariri em 10 oficinas sobre a prática do ritual de Reisado. Com isso, busca-se fortalecer o folguedo nas próprias comunidades dos Mestres e Mestras, proporcionando uma maior interação e entendimento sobre essa arte da cultura popular entre as novas gerações.
Toda a programação do Canto de Reis contará com serviços e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva. Durante o projeto, 18 Mestres e Mestras, juntamente com seus respectivos grupos, serão contemplados com cachês. Assim como nas edições anteriores, dois grupos tradicionais — o Reisado São Damião, de Juazeiro do Norte, e o Reisado Santa Luiza, de Barbalha — terão seus figurinos renovados com novos trajes. Com entrada gratuita, o festival espera receber um público de aproximadamente 5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
“Canto de Reis – 10 anos” é aprovado na Política Nacional Aldir Blanc PNAB Ce, apoio cultural da empresa Enel Brasil, produção da Betha Produções, parcerias da AVBEM, BEATOS e Lumiar Consultoria, apoio institucional do Mecenas do Ceará via lei nº 18.012, com realização da Associação Movimentos e do Ministério da Cultura.
Serviço
Canto de Reis – 10 anos” – De 12 a 14 de setembro em Juazeiro do Norte, na Basílica Santuário Mãe das Dores: Rua Padre Cícero, 147 – Centro (Juazeiro do Norte/CE) e na Praça Padre Cícero: Centro (Juazeiro do Norte/CE). Informações: (88) 98159 9788. Redes Sociais: @cantodereis