11 de setembro de 2025 – 12:11
Até 20 de setembro, a programação do evento terá mostras, intervenções artísticas, debates, ações formativas e atividades musicais, todos com acesso gratuito
Grupo A Panacéia, da Bahia, apresenta “Meninas Contam a Independência” na no dia 19, na Mostra Nordeste do FNT (Crédito: Roama)
Começa neste sábado (13), a 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que segue até o próximo sábado (20), com mais de 65 espetáculos teatrais, além de música, debates e ações formativas, em diversos espaços da cidade. Tudo com acesso gratuito.
Na tarde deste sábado, o tradicional cortejo do FNT dá as boas-vindas a artistas de todo o Nordeste, visitantes e toda a população, percorrendo ruas da cidade, para celebrar o início de mais uma edição de um festival que tornou-se referência na formação e difusão das artes cênicas de todo o estado, em especial, do Nordeste.
Com o tema “Palco do Pertencer”, o FNT deste ano propõe uma reflexão sobre identidade, território, ancestralidade e pertencimento. A proposta guia todas as curadorias e ações do evento, que se dividem em diferentes mostras: Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças e espetáculos convidados.
O 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede Face. Conta com consultoria da Quitanda Soluções Criativas e parceria da Atos Percussivos, Grão de Guará, Prefeitura de Guaramiranga e SESC Ceará. Com o apoio cultural da Enel e apoio institucional do Mecenato Estadual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult Ceará), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Mostra Nordeste
A Mostra Nordeste é o carro-chefe da programação e reúne espetáculos dos nove estados da região, refletindo a diversidade de linguagens, temas e estéticas que compõem a cena teatral nordestina contemporânea. A abertura acontece logo após a solenidade do dia 13, com o espetáculo “O Torto Andar do Outro”, da Cia Pão Doce de Teatro (RN), às 22h, no Teatro Rachel de Queiroz.
Ao longo da semana o FNT apresenta também na Mostra Nordeste: “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, do Maranhão; “A Menina e o Boizinho”, do Coletivo Cabaça, do Piauí; “A Força da Água”, do Pavilhão da Magnólia, o Ceará, que celebra 20 anos de trajetória; “Piedade, a seu dispô”, da Dicuri Produções, de Sergipe; “Parahyba Rio Mulher“, do grupo de teatro Parahyba Rio Mulher, da Paraíba; “Negreiros”, da Cia LaCasa, de Alagoas; “Meninas Contam a Independência”, do grupo de teatro A Panacéia, da Bahia; e “Estudo nº1: Morte e Vida”, do Grupo Magiluth, de Pernambuco.
Mostra Palco Ceará
Já a Mostra Palco Ceará valoriza a produção teatral cearense com a apresentação de 12 espetáculos de diferentes cidades do Estado, incluindo Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Varjota, Itapipoca, Aquiraz, entre outras. Em Guaramiranga serão apresentados os espetáculos selecionados para esta mostra. Espetáculos convidados estarão na Mostra Palco Ceará – Especial Baturité, cidade vizinha que nesta edição recebe esta ação especial com foco no teatro de bonecos.
Em Guaramiranga, o FNT apresenta na Mostra Palco Ceará: “MAQUINAMÁRIO: Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta”, do grupo Museu Escafandro de Novidades; “Nada de Novo Sob o Sol do Sertão”, do Coletivo Rei Leal; “Das Que Ousaram Desobedecer”, da Cia Bravia, as três de Fortaleza; “Ariadne – Cartografias de Um Labirinto”, da Companhia Crisálida de Teatro (Caucaia/Maracanaú/Fortaleza); “CASSACOS”, do Grupo CriAr de Teatro (da cidade de Varjota); “Corpo Sabedor”, do ator Thiago Patrício (Trairi); “Metendo a Boca”, de Ricardo Tabosa (Fortaleza); “Entremeios Poéticos”, do coletivo Luna(R) Produções e Núcleo Interdisciplinar de Poéticas Artísticas – Nipa (Juazeiro do Norte); “Alquimista Jerônimo”, da Trupe Motim de Teatro (Quixeré) e do Grupo Juká de Teatro (Arneiroz e Tauá); e “Fábrica de Seres”, do grupo Dona Zefinha (Itapipoca) e Trupe Motim de Teatro (Quixeré).
Mostra Cenas Germinantes
O festival também abre espaço para a nova geração de criadores com a Mostra Cenas Germinantes, dedicada a grupos emergentes e processos criativos em desenvolvimento. A ideia é fomentar a experimentação artística e dar visibilidade a jovens artistas e coletivos em início de trajetória, fortalecendo o futuro das artes cênicas no Nordeste.
Os espetáculos que integram essa mostra são: “Travessia”, de Rodrigo Tomaz e Emanoel Siebra (Crato); “O que acontece depois da morte?”, do Grupo Lindo (Fortaleza); “Azul Miró”, de Quemuel Costa (Parnamirim/RN) e o convidado Grupo Artimanhas de Teatro (Guaramiranga) com o espetáculo “Quem tem medo do Curupira?”.
Pensando no público infantojuvenil, o FNT para Crianças traz uma seleção de espetáculos voltados para crianças e famílias, contribuindo para a formação de plateias e proporcionando momentos lúdicos e educativos. As peças desta mostra ocupam diferentes espaços da cidade, incluindo praças e escolas.
Outras ações do festival
Além das mostras teatrais, o festival também promove intervenções artísticas nas ruas, performances, shows musicais, rodas de conversa, oficinas e debates com artistas, pesquisadores e gestores culturais. Essas ações ampliam a experiência do público, incentivando a troca de saberes e fortalecendo redes colaborativas entre artistas de diferentes territórios.
Segundo Nilde Ferreira, diretora do FNT, esta edição reflete o desejo de reunir artistas e públicos em torno da ideia de pertencimento, seja ao teatro, às suas raízes, à sua comunidade ou ao próprio corpo criativo. “É um manifesto pelo direito de fazer parte. De culturas, de histórias, de redes de afeto e dos processos de criação”, afirma.
Sobre o FNT
Ao longo de seus 31 anos de existência, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga consolidou-se como um espaço de resistência, formação e celebração das artes cênicas. Desde 1993, o evento vem contribuindo para a valorização da cultura nordestina e para a descentralização da produção teatral no Brasil, ao mesmo tempo em que promove encontros, intercâmbios e afetos entre artistas e espectadores.
SERVIÇO
31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 13 a 20 de setembro de 2025, em Guaramiranga, Ceará. Site: www.fntguaramiranga.com.br Redes Sociais: @fntguaramiranga. Mais informações: contato@fntguaramiranga.com.br.