Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro conclui primeira edição com a marca da união e espaço de novas ideias para o futuro do setor 

Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro conclui primeira edição com a marca da união e espaço de novas ideias para o futuro do setor 







13 de setembro de 2025 – 13:00


Texto: Antônio Laudenir
Fotos: Pâmela Luik


 

Realizado pela Funarte em parceria com Secult Ceará e Secultfor, evento uniu diversas frentes da sociedade civil e da gestão pública para avançar a implementação da Política Nacional das Artes (PNA)

 

Na tarde desta sexta-feira (12), em Fortaleza, aconteceu o encerramento do Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro. Realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a iniciativa consolidou-se como um importante espaço de debate sobre as artes cênicas do Brasil.

Entre os dias 9 e 12 de setembro, uma intensa programação ocupou diferentes espaços culturais da capital cearense. Para demarcar a conclusão do evento, o público presente ao Teatro Antonieta Noronha, importante espaço municipal das artes de Fortaleza, acompanhou a última mesa de debate e a entrega do documento produzido durante o Encontro.

Na oportunidade, participaram a presidenta da Funarte, Maria Marighella; a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa e a secretária Executiva da Secultfor, Ticiana Studart. O encontro é estratégico para avançar a implementação da Política Nacional das Artes (PNA), que tem como referência o texto-base “Brasil das Artes: Uma Política Nacional”.

A atriz, bailarina, diretora artística e fundadora do Grupo Teatro Andante, Angela Mourão, explicou a metodologia que compôs o Encontro e convidou as participantes Tânia Farias (RS) e Fernanda Azevedo (SP) para realizar uma leitura pública introdutória do documento oficial.

O compromisso da Secult Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte), vem de pensar políticas culturais para o Teatro para além do investimento por editais, como a reestruturação do Sistema Estadual de Espaços Cênicos e Teatro (SET) e a condução de um conjunto de ações para teatros por todo o estado, com apoio aos municípios, com ações continuadas, atendendo formação, circulação e manutenção de espaços.

A presidenta da Funarte, Maria Marighella, ressaltou a construção coletiva ocorrida em Fortaleza. Assim, o Encontro concretiza uma conquista valiosa às próximas demandas e cenários do campo cultural brasileiro. “É muito emocionante receber um documento com essa qualidade, com essa consistência e amarração institucional”, avaliou Maria Marighella.

A secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou os desafios da pactuação federativa para o fomento e promoção das artes sob a perspectiva dos entes estaduais. Um cenário que requer contínua construção.

“Quero reforçar a importância desse espaço. Vivemos no Brasil o desafio coletivo no que diz respeito à execução, construção e atualização do pensamento das políticas públicas. Esse Encontro é uma expressão coletiva que acontece há décadas, sistematizando o pensamento de uma política pública para o teatro, que precisa se conectar com nosso sistema de financiamento, transformando isso em ações”, detalhou a titular da pasta.

Como funcionou o Encontro

Ao todo, 56 artistas e profissionais do Teatro, indicados por entidades e associações representativas, participaram de debates amplos e imersivos com gestores públicos. O evento teve grande relevância política ao integrar esferas federais, estaduais e municipais, reunindo representações das artes cênicas de todo o país para aprimorar as políticas públicas destinadas ao setor.

As atividades do Encontro aconteceram no Teatro Antonieta Noronha e na Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Nesse período, aconteceram plenárias de apresentação, trabalhos em grupos temáticos e a plenária final, que consolidou o documento produzido coletivamente ao longo do encontro.

As discussões envolveram desde programas de fomento contínuos, diversificação de financiamentos e consolidação de espaços de participação social até o fortalecimento da dimensão pública do teatro brasileiro.

O grupo participante do Encontro representa diferentes formas de organização, atuação e pensamento sobre o campo teatral, com perspectivas de diferentes territórios do país. A organização foi construída pela Funarte, com coordenação metodológica da Andante Gestão de Cultura.

Diretor Executivo da Funarte, Leonardo Lessa afirmou que o Encontro realizado no Ceará ficou marcado pela união de forças determinantes para uma política pública bem desenvolvida.

“A primeira parceria essencial é com a sociedade civil organizada, mobilizada, que produz, cria e reflete sobre cultura e sobre política para as artes. É também com as instituições públicas que representam não só as articulações territoriais, como a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza e o caso da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, mas que também representam uma articulação federativa, essencial em qualquer pactuação em todas as políticas públicas”, compartilhou.





Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *