19 de setembro de 2025 – 11:24
#PNAB #PNAB CEARÁ #Política Nacional Aldir Blanc #Política Nacional Aldir Blanc Ceará #Slam Ceará
(Foto: @vicentepsousa)
O Coletivo Fora da Métrica, em parceria com os slams cearenses, promove a sétima edição do festival de poesias faladas Slam Ceará, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro na cidade de Sobral, com acesso gratuito a toda a programação. Além da participação de poetas e produtores da Região Norte e de outras cidades do estado, o evento contará com feira criativa, ações performáticas, batalha de MCs e apresentações musicais. O projeto utiliza a poesia como motivo para o encontro de artistas da palavra de todo o Ceará.
O Slam Ceará, realizado anualmente, celebra a literatura slam (disputas poéticas) e a riqueza da cena artística periférica do estado. Com uma programação que reúne poesia, música, dança e a força criativa de empreendedores locais, o evento transforma espaços públicos em palcos de resistência, criatividade e celebração cultural.
O campeonato estadual seleciona, através de júri popular, representantes para o Slam BR, o campeonato nacional de poesias faladas. Ao longo de sua trajetória, o festival tornou-se um marco cultural para Sobral e para o Ceará, atraindo mais de 8 mil pessoas em suas edições presenciais, enquanto nas edições online durante a pandemia alcançou cerca de 200 participantes por edição.
Anualmente, o campeonato escolhe ume poeta para representar o Ceará no Slam BR. Em 2025, concorrem a esta vaga:
● Flow (@noflowpoetico) – representando o Slam da Quentura
● Akwa da Sylva (@kaosmarya) – representando o Slam da Quentura
● Nícolas Indígena (@nicolas_indigena) – representando o Slam Violeta
● Ângela Rocha (@angxla3) – representando o Slam das POC’s
● LUZi Jr (@luzijr_of) – representando o Slam da Lua
● Borboleticia – representando o Slam Guerrilha Cariri
● Yasmin Biesse – representando o Slam da Vista
● Sra. Preta (@asra.preta) – representando o Slam das Cumadi
A edição conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.399, de julho de 2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Além disso, conta com, a parceria da Secretaria de Juventude e Cultura de Sobral, SESC Sobral, Voz FM, Feira Eva (@feiraeva), Produção de Perifa (@producaodeperifa), Macaia Caboclo Pena Verde (@macaiacaboclopenaverde), além de espaços como Casa dos Corres (@casadoscorres), Barraco Hub (@barracohub), Kazinha Azul (@kazinhazul) e Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes (@bibliotecacomunadalbertomendes), somando-se a todos os slams do Ceará.
📣 PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SLAM CEARÁ 2025
📅 19/07 (SEXTA-FEIRA)
📍 Local: Anfiteatro do Alto do Cristo
✔ 18h00 – OG Oliver e HM Sou
✔ 18h20 – Batalha da Quentura + Free Style da pessoa campeã Participantes: Agni MC, Akwa, Cacau, Doug MC, Estelle MC, Gnomo, K MC, LA MC, Lia, LK, MM, Odara, PH MC, Pipa MC, SM, Sol
✔ 20h40 – Cacau e Odara
✔ 20h50 – Richazin
✔ 21h00 – Sobral Break
✔ 21h45 – Expressão Cruel
✔ 22h30 – C. Magrão
✔ 23h15 – Bratzinha
✔ 23h55 – Enejaru
✔ 00h35 – LPO
📅 20/07 (SÁBADO)
📍 Local: Largo das Dores
🛍️ 18h00 às 22h00 – Feira EVA + Feira do Slam
✔ 18h10 – Escola Livre Capoeira
✔ 18h30 – Balaio da Preta
✔ 19h20 – Intervenção Ballroom: Malika 007, Ali 007 e Lucy 007
✔ 19h55 – Disputa Poética Participantes: Ângela Rocha, Akwa da Sylva, Borboleticia, Flow, LUZi Jr, Nícolas Indígena, Sra. Preta, Yasmin Biesse
✔ 21h55 – Cia Marshall
✔ 22h15 – Blackout do Swing
✔ 22h45 – DJ Viúva Negra
✔ 23h15 – Moon Kenzo
✔ 00h15 – Procurando Kalu
✔ 01h15 – DJ MIA
✔ 01h55 – Cumade Cremosa
📅 21/07 (DOMINGO)
📍 Local: Auditório do Sesc Centro
✔ 09h00 às 12h00 – Encontro de Slams do Ceará
📍 Local: Largo das Dores
✔ 17h30 – DJ Kah
✔ 19h20 – Amigos do Samba
✔ 20h30 – Numalaje
✔ 21h30 – Encerramento
Coletivo Fora da Métrica fortalece a cena da poesia falada no Ceará
Fundado em Sobral, o Coletivo Fora da Métrica é responsável por trazer ao estado a primeira disputa de poesia falada em formato slam. Desde 2017, o grupo organiza o Slam da Quentura, realizado mensalmente na Praça Quirino Rodrigues, conhecida como Praça do FB.
O coletivo nasceu da vontade de criar um espaço democrático de encontro, escuta e expressão, especialmente para jovens das periferias de Sobral e da Região Norte do Ceará. Com o lema “a disputa é a desculpa para o encontro”, o Fora da Métrica ressignifica a competição, colocando no centro da roda a potência da coletividade e da troca de narrativas.
Em oito anos de atuação, o Slam da Quentura já contabiliza mais de 40 edições, incluindo versões virtuais durante a pandemia da Covid-19. O evento também se mantém graças a parcerias com artistas locais e iniciativas comunitárias, além do apoio do Laboratório de Memórias e Práticas do Cotidiano (LABOME-UEVA), responsável por registrar em fotos, áudios e vídeos a trajetória do coletivo.
Atualmente, o Coletivo Fora da Métrica também é responsável pela organização do Slam Ceará, além de articular e mapear a Rede Slam no estado, conectando iniciativas, poetas e coletivos que integram esse movimento crescente da poesia falada.
Assim, o Fora da Métrica segue consolidando o slam como ferramenta de resistência, arte e cidadania, amplificando as vozes periféricas e fortalecendo o movimento da poesia falada no Ceará.
“O slam no Ceará nasce da força coletiva e da necessidade de criar espaços de fala e escuta para as juventudes periféricas. Quando idealizamos o Slam da Quentura com o Coletivo Fora da Métrica, nossa intenção sempre foi abrir caminhos para que diferentes vozes e narrativas pudessem ecoar, se encontrar e se fortalecer. O slam é político, o slam é comunidade, o slam é afeto, é memória e também futuro. Hoje, ver o movimento se expandir para outras cidades e ganhar o estado inteiro é a prova de que a poesia falada não é só arte: é também resistência e transformação social. Estamos nas praças, nas ruas, nas escolas, nos centros socioeducativos, em exposições, nos editais, nas feiras literárias, nas bienais, em projetos de lei e em todo lugar! O slam também é literatura!” — Kieza Fran Nascimento, uma das idealizadoras do slam no Ceará.
“A Rede Slam Ceará é o reflexo da diversidade e da potência de cada território que a compõe. Nosso desafio é articular, mapear e manter vivos esses encontros, garantindo que cada voz seja amplificada. É uma missão difícil, mas nossos sonhos são muitos e inegociáveis.” — Thay Gadelha, atual coordenadora da Rede Slam Ceará.