A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará e o Governo Federal, realizou neste sábado, dia 10, o Dia C de Cirurgias, um mutirão de procedimentos eletivos voltado para reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa envolveu 17 hospitais da rede municipal, entre próprios e contratualizados, com a meta de ampliar o acesso a atendimentos cirúrgicos.
O lançamento ocorreu na Santa Casa de Misericórdia, onde o prefeito Evandro Leitão informou que a unidade realizou 75 cirurgias, incluindo procedimentos de tumores, urológicos e oftalmológicos. Ele destacou ainda a reabertura de leitos após reestruturação do hospital, que passou de oito para 120 em funcionamento, com previsão de alcançar 274 até o fim do ano.
O governador Elmano de Freitas ressaltou que todas as regiões do Ceará foram contempladas na ação, com previsão de mais de 2.600 cirurgias, sendo 400 na capital. Ele apontou o programa federal Agora Tem Especialistas como essencial para a mobilização e lembrou que desde o início da gestão já foram realizados mais de 350 mil procedimentos.
Representando o Ministério da Saúde, Mozart Sales destacou que o mutirão é fruto de uma articulação entre diferentes esferas de governo. Já a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, afirmou que a união de esforços busca garantir mais agilidade no acesso a cirurgias e otimizar os recursos da rede municipal.
Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Fortaleza, a meta inicial era de 450 procedimentos, mas foram realizadas 526 cirurgias em um único dia.