Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ceará tem dois casos suspeitos de intoxicação por metanol

Ceará tem dois casos suspeitos de intoxicação por metanol

O Ceará registrou dois casos suspeitos de intoxicação por metanol neste fim de semana. O primeiro ocorreu em Fortaleza, com uma mulher internada no Hospital da Unimed, e o segundo em Quixeramobim, no interior do Estado, envolvendo um paciente que permanece hospitalizado no Hospital Regional do Sertão Central.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o caso de Quixeramobim é o primeiro oficialmente notificado no Estado. A pasta informou que “segue acompanhando e monitorando a vigilância em saúde no Estado, em articulação ininterrupta com os órgãos competentes, reafirmando seu compromisso permanente com a proteção da saúde da população cearense”.

Sobre o caso de Fortaleza, a Sesa declarou que “não foi notificada oficialmente até as 8h30 deste domingo, dia 5”. A paciente, que está internada em hospital particular da capital, realizou exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita de contaminação, cujos resultados devem ser divulgados nos próximos dias.

A Secretaria também reforçou que enviou aos municípios uma nota técnica do Ministério da Saúde, com orientações sobre a detecção precoce e o tratamento de possíveis casos. “A Sesa orienta os municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação”, informou o órgão.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registra 113 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas. No Ceará, entre 2015 e 2024, foram contabilizados 17 casos de apreensão de bebidas adulteradas.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *