Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Feira Agroecológica e Samba Sanfonado são destaques no Mercado AlimentaCE neste domingo (26)

Feira Agroecológica e Samba Sanfonado são destaques no Mercado AlimentaCE neste domingo (26)

Feira Agroecológica da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) promove a ressocialização de internos e o combate à insegurança alimentar no Ceará

Feira Agroecológica da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Foto: Pablo Pedraza)

O Mercado AlimentaCE prepara um domingo (26) especial, celebrando o melhor da gastronomia e da cultura cearense. Integrando a programação da Mostra de Artesanato e Ressocialização, promovida pelo Governo do Ceará, o espaço recebe a Feira Agroecológica da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que traz hortaliças, frutas e plantas medicinais cultivadas por internos de unidades prisionais do estado. Além da feira, o público poderá aproveitar um domingo de sabores e música, com feijoada, degustações especiais e apresentação de samba. O Mercado AlimentaCE é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Samba Sanfonado

Para animar o público, o grupo Samba Sanfonado sobe ao palco das 12h30 às 14h30, em um show que celebra a boemia na música brasileira. Formado por Freitas Filho, David Simplício e Marcelo Gogó de Ouro, o trio une a cadência do samba à presença envolvente da sanfona, criando um diálogo com o choro, o forró e a canção popular. O repertório, repleto de clássicos, é um convite à celebração, resgatando a atmosfera das tradicionais rodas de samba.

Feijoada das Mulheres Negras

Trazendo sabor a este domingo, o Mercado recebe a Feijoada das Mulheres Negras, uma ação do comitê estadual do Instituto Negra do Ceará (Inegra). A venda do prato tem como objetivo arrecadar recursos para a participação do grupo na Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em Brasília, no dia 25 de novembro.

Ressocialização e combate à fome

O projeto de hortas desenvolvido pela SAP tem transformado espaços antes ociosos das unidades prisionais em áreas produtivas, promovendo ressocialização e contribuindo diretamente para o combate à insegurança alimentar no Ceará. Por meio do cultivo de hortaliças, frutas e plantas medicinais, além da criação de aves e da produção de peixes, a iniciativa já beneficia milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, com doações regulares ao programa Ceará Sem Fome.

Atualmente, nove unidades prisionais participam do projeto, envolvendo diretamente policiais penais e internos. Os servidores atuam voluntariamente, fora do horário de expediente, em comissões compostas por 30 a 40 profissionais por unidade, responsáveis pelo planejamento, manejo e supervisão técnica das atividades agrícolas.

Loja e restaurantes

Durante o dia, a Loja do Mercado contará com degustação de produtos locais, das 10h às 15h, com a Cachaça Viçosa Real e o Café Humaitá. Além disso, o público terá à disposição os cardápios dos restaurantes O Boteco, Pachamama, Chegue Bar, Benzito Gastrobar, Tacos Burger, Acarajé da Murá, Bellucci, Oh Bixa Boa e Cozinha do Frei, para aproveitar o domingo com samba, sabor e cultura.

SERVIÇO

Loja do Mercado AlimentaCE
23 a 26/10/2025 | QUI a DOM
Funcionamento: quinta, das 12h às 18h; sexta e sábado, das 12h às 19h; e domingo, das 10h às 15h
26/10 – Degustação de produtos da Viçosa Real e Café Humaitá
Classificação indicativa: livre

Feijoada das Mulheres Negras
26/10/2025 | DOM | 10h às 15h
Local: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Classificação indicativa: livre

Feira Agroecológica (SAP)
Produtos cultivados por internos de unidades prisionais em áreas produtivas
26/10/2025 | DOM | 10h às 15h
Local: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Classificação indicativa: livre

Almoço no Mercado com Samba Sanfonado
26/10/2025 | DOM | 12h30 às 14h30
Local: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Classificação indicativa: livre



Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *