Wall Street fechou em baixa nesta quarta-feira (22), com uma onda de balanços corporativos mistos, incluindo resultados decepcionantes da Netflix, que reduziram a demanda por risco, conforme investidores avaliaram notícias de que o governo Trump está considerando restrições sobre exportações para a China feitas com software dos Estados Unidos.
Todos os três principais índices de ações dos EUA ampliaram suas perdas, com a fraqueza nas ações de tecnologia e serviços de comunicação pesando mais sobre o Nasdaq.
O Dow Jones caiu 334,33 pontos, ou 0,71%, para 46.590,41, o S&P 500 perdeu 35,95 pontos, ou 0,53%, para 6.699,40 e o Nasdaq perdeu 213,27 pontos, ou 0,93%, para 22.740,40.
As novas restrições à exportação, que incluiriam uma ampla gama de produtos, desde laptops até motores a jato, são algumas das medidas que estão sendo consideradas em retaliação à última rodada de restrições à exportação de terras raras de Pequim e marcam mais uma escalada nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (21) que acredita que terá uma “reunião muito bem-sucedida” com o presidente chinês, Xi Jinping, mas também disse que talvez o encontro na Coreia do Sul no final deste mês não aconteça.
A disputa comercial entre Washington e Pequim “está em andamento e provavelmente continuará até a possível reunião com Trump e Xi”, disse Tom Hainlin, estrategista nacional de investimentos do US Bank Wealth Management em Minneapolis. “Além disso, algumas empresas de tecnologia relataram números decepcionantes.”
“Mas tem sido uma temporada de lucros muito boa, e (as ações) não estão tão longe das máximas históricas”, acrescentou Hainlin. “Não diríamos aos investidores para mudarem suas alocações com base em um dia como hoje.”
Nesse aspecto, a Netflix caiu 10,1% depois que a empresa de streaming não atingiu as expectativas de lucro trimestral, levantando preocupações sobre uma avaliação esticada.
A Texas Instruments registrou previsões de receita e lucro abaixo do esperado, o que fez com que as ações da fabricante de chips caíssem 5,6%.
O SOX (Índice de Semicondutores da Filadélfia), que superou o mercado em geral este ano, impulsionado pelo entusiasmo pela inteligência artificial, caiu 2,4%. O índice de chips atingiu um recorde na segunda-feira (20).
A Tesla, a primeira do grupo “Magnificent Seven” de ações de destaque relacionadas à inteligência artificial a divulgar lucros no terceiro trimestre, registrou receita acima do esperado, com o fim do crédito tributário impulsionando as vendas de veículos elétricos nos EUA. Suas ações recuaram 0,5% no pregão estendido.
A Intuitive Surgical saltou 13,9% após a empresa superar os lucros do terceiro trimestre.
A AT&T caiu 1,9%, mesmo tendo adicionado mais assinantes de serviços sem fio do que o esperado para o terceiro trimestre.
A temporada de lucros do terceiro trimestre está bem encaminhada, com 86% das empresas que relataram resultados acima das estimativas de Wall Street.
Os analistas esperam atualmente um crescimento agregado dos lucros do S&P 500 no terceiro trimestre de 9,3% em relação ao ano anterior, uma melhora em relação à estimativa de crescimento anual de 8,8% em 1º de outubro, de acordo com os dados mais recentes da LSEG.
“Você obtém avaliações altas ao atingir essas expectativas e, em geral, as empresas até agora têm atingido ou superado essas expectativas”, disse Hainlin. “E aquelas que não o fizeram não estão sendo recompensadas pelos investidores com paciência.”