O prefeito Evandro Leitão realizou, nesta segunda, dia 10, a entrega de 23 novas ambulâncias que irão compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos hospitais municipais de Fortaleza. A solenidade ocorreu na Lagoa da Parangaba e faz parte do processo de reestruturação da rede de saúde da capital.
De acordo com o prefeito, a nova frota substitui veículos que já operavam há oito anos. “Tudo isso faz parte do nosso processo de reestruturação de toda a rede de saúde. Hoje estamos entregando 23 novas ambulâncias para reforçar o atendimento do Samu e dos nossos hospitais. Há oito anos essa frota não era renovada”, afirmou Evandro. Ele também alertou para os prejuízos causados pelos trotes ao Samu, que já recebeu mais de 12 mil ligações falsas apenas neste ano.
A nova frota é composta por 10 ambulâncias do tipo A e 13 do tipo B. A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, explicou que os veículos do tipo A serão destinados aos hospitais, para transporte de pacientes sem necessidade de atendimento especializado, enquanto as do tipo B irão reforçar o atendimento de urgência do Samu.
O coordenador do Samu Fortaleza, Kitt Rôla, destacou que a renovação é essencial para garantir segurança às equipes e pacientes. Segundo ele, o Ministério da Saúde recomenda a substituição dos veículos a cada três anos, devido ao uso contínuo e à necessidade de evitar falhas mecânicas.