Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Criptos enfrentam turbulência, apesar de apoio institucional inédito

Criptos enfrentam turbulência, apesar de apoio institucional inédito

Este deveria ser o ano em que as criptomoedas, um ativo de 16 anos que prometia ser o futuro das finanças, finalmente se consolidariam.

A indústria multitrilionária conseguiu praticamente tudo o que estava em sua lista de desejos no último ano: uma onda de novos recursos de investidores tradicionais, legislação bipartidária aprovada pelo setor no Congresso, um aparato regulatório favorável e, não menos importante, o apoio incondicional do presidente dos Estados Unidos.

Apesar disso, o mercado cripto tem enfrentado dificuldades, com o bitcoin caindo 30% desde seu pico no início de outubro, um declínio muito mais acentuado que o mercado de ações em geral.

Um dos críticos mais proeminentes da indústria é o ator e autor Ben McKenzie, que na semana passada estreou seu documentário “Everyone Is Lying to You for Money” (Todos Estão Mentindo para Você por Dinheiro, em tradução livre) no festival de documentários DOC NYC, em Nova York.

Na sexta-feira (21), conversei (virtualmente) com McKenzie, que estrelou séries de TV como “The OC” e “Gotham”, para falar sobre o colapso do mercado e a estreia oportuna de seu filme em Nova York.

Esta conversa foi editada para maior clareza e concisão.

CNN: Considerando todo o apoio institucional às criptomoedas, por que ainda vemos tanta volatilidade?

Ben McKenzie: Acredito que existem algumas razões possíveis. A primeira é que a economia está desacelerando. E se você pensar em criptomoedas como um investimento essencialmente em nada, apenas código de computador, isso serve como uma espécie de indicador para a parte mais especulativa do mercado.

É como o canário na mina de carvão — quando as criptomoedas despencam severamente, pode ser um sinal de que a economia em geral está em declínio.

Outro motivo é que a alta nos preços das criptomoedas foi impulsionada por empresas comprando bitcoin como estratégia corporativa — sendo a MicroStrategy (agora chamada Strategy) de longe a mais proeminente.

Mas as coisas estão piorando para a empresa, suas ações (MSTR) caíram cerca de 40% no mês, e as pessoas estão preocupadas que ela possa ter que vender seus bitcoins.

O outro problema com as criptomoedas é que as pessoas assumem enormes quantidades de alavancagem para aumentar suas apostas em cripto. E quando o preço cai e a desalavancagem começa, tudo desmorona tão rápido quanto subiu, se não mais rápido.

O que me assusta neste momento é que os números só ficam cada vez maiores. Mas a volatilidade nunca vai embora de fato.

CNN: Você tem sido franco em sua opinião de que as criptomoedas são fundamentalmente uma fraude. O que você diz aos entusiastas das criptomoedas quando eles argumentam que, apesar da volatilidade, se você tivesse investido em praticamente qualquer momento nos últimos 10 anos, estaria sentado sobre ganhos enormes?

McKenzie: Você está dizendo que, se tivesse entrado cedo nessa coisa que eu e outros chamamos de esquema Ponzi, teria lucrado. Ao que eu respondo: correto. Sim, muito bem. Não é exatamente o argumento que os defensores pensam estar fazendo.

No final das contas, ainda volta ao que eu sempre digo: as criptomoedas – por não terem ativos subjacentes – são um jogo de soma zero. Na melhor das hipóteses, seu ganho vem da perda de outra pessoa.

Existe um componente moral nisso que vai muito além do que estamos falando em termos de ganhar dinheiro com investimentos. A quantidade de crimes que as criptomoedas facilitam é verdadeiramente assustadora.

Estamos falando de lavagem de dinheiro na casa dos bilhões de dólares, tráfico de influência, financiamento ao terrorismo.

Então, vale a pena algumas pessoas ganharem e todas as outras perderem? Para mim, a resposta é não.

CNN: Olhando para o horizonte, o que, se é que existe algo, está tirando seu sono sobre a trajetória que estamos seguindo com as criptomoedas?

McKenzie: Tive um mau pressentimento quando Trump abraçou as criptomoedas no verão passado, e depois um sentimento ainda pior quando ele foi eleito, e honestamente fiquei chocado com a quantidade de fraudes que está acontecendo.

Mas recentemente estou me sentindo um pouco melhor… Os números das pesquisas dele estão começando a cair. O mercado está começando a despencar. A economia está começando a desacelerar.

E, sabe, se você estudar outros países e outras quedas de líderes impopulares, ele pode estar prestes a enfrentar uma situação complicada.

CNN: Você tem sido uma Cassandra das criptomoedas há alguns anos, e me pergunto se pretende continuar nessa área ou se está expandindo para outros setores de especulação do mercado. Caso não esteja óbvio, estou me referindo à IA… Existe um “Dinheiro Fácil – Parte 2” em desenvolvimento?

McKenzie: Estou definitivamente tentado a migrar para a área da IA, que está bem mais ampla neste momento.

Existe algo chamado “mudança do golpe” – é uma tática tradicional de golpistas vender algo que não funciona muito bem agora, mas que no futuro será incrível. Isso funcionou para as criptomoedas, e certamente é o discurso usado para a IA.

Devo dizer que não sou um defensor do rumo que a IA está tomando, mas, em sua defesa limitada, existe algo real acontecendo que tem uma função no mundo real que não é apenas jogos de azar e crime.



Revista do Ceará e CNN

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *