Em 2026, os negócios imobiliários acontecerão com mais tranquilidade para corretores preparados e compradores conscientes, que buscam por informações e por sentir confiança no profissional que proporcione valor real, clareza e segurança para a melhor decisão de compra.
Depois de um período intenso de lançamentos, mudanças nas taxas de juros e uma transformação clara no perfil do comprador, entramos em uma nova fase. Um mercado mais seletivo, mais técnico e que não comporta mais improvisos. Por isso, conhecimento técnico e visão estratégica com segurança irão acelerar o fechamento de novos negócios.
O comprador de 2026 não está interessado apenas em metragem ou preço por metro quadrado. Ele quer saber se o negócio é seguro, qual opção de crédito faz mais sentido, se aquele imóvel terá liquidez e se a decisão que ele está tomando hoje continuará sendo boa amanhã.
O comprador não busca apenas um lar ou um ativo qualquer. Ele busca valor duradouro, liquidez, proteção patrimonial e clareza para tomar a melhor decisão. Essa mudança de paradigma exige que os corretores e demais agentes do mercado elevem seu nível técnico e ético, atuando como verdadeiros consultores.
Comprar um imóvel passou a ser uma decisão estratégica patrimonial inteligente e não mais apenas emocional.
Além disso, o crédito imobiliário deixa de ser apenas um meio de pagamento e passa a ser parte relevante da negociação. Estruturar bem o crédito, entender taxas, prazos e impactos financeiros tranquiliza o comprador para a tomada da decisão de compra. E, é claro, verificar a situação jurídica da parte vendedora e do imóvel, com a formalização de um contrato transparente e equilibrado, proporcionam segurança para a realização do negócio imobiliário.
As transações devem ser permeadas por qualidade, tranquilidade, transparência, em que o comprador de um imóvel deve compreender as particularidades do negócio e as cláusulas do contrato antes de assiná-lo, de forma preventiva, reduzindo riscos e aumentando a previsibilidade dos detalhes da operação para a tomada de decisões seguras.
Para profissionais que operam no mercado imobiliário, como corretores e gestores comerciais, 2026 não permitirá mais atuação superficial. Posicionamento profissional, atendimento consultivo, domínio básico de crédito e atenção aos riscos jurídicos deixam de ser diferenciais. Passam a ser essenciais.
Esses profissionais precisam conhecer o máximo possível o seu segmento, o cliente precisa conhecer as etapas que envolvem o processo de compra de um imóvel, além de contar com o apoio de outros especialistas como advogado e assessor de crédito para, em conjunto, proporcionarem a melhor experiência às partes envolvidas em cada negócio de compra e venda de imóvel.
Será um ano extremamente fértil para quem entende que o mercado imobiliário é cíclico e que os melhores movimentos acontecem quando há estratégia, leitura de cenário e coragem para decidir com consciência.
Minha visão para 2026 é de que será o ano de quem constrói valor antes de vender, protege todas as partes envolvidas no negócio e entende que um contrato bem elaborado e um crédito bem estruturado não são detalhes, são a base de qualquer negócio imobiliário bem-sucedido.