Demitido e marginalizado pela desaceleração da produção no ano passado, o veterano em efeitos visuais de Hollywood Michael Eng descobriu uma lacuna em seu currículo enquanto examinava anúncios de emprego em Los Angeles: experiência em aprendizado de máquina.
Eng recorreu à Curious Refuge, uma escola on-line que ensina cinema com base em inteligência artificial (IA), numa tentativa de reinventar sua carreira em meio à rápida mudança tecnológica do setor.
Lançada em maio de 2023, a conceituada academia de cinema de IA do Curious Refuge tornou-se um campo de treinamento para os trabalhadores de Hollywood que correm para se adaptar à medida que a tecnologia generativa remodela a produção, alimentando novas carreiras, mesmo em um momento em que alguns no setor temem perder seus empregos para a IA.
“Eu simplesmente aceitei”, disse Eng, sobre mergulhar nas ferramentas de IA depois de ter sido demitido.
Muitos em Hollywood continuam cautelosos com a IA, com críticos apontando a estreia no ano passado da atriz gerada por IA Tilly Norwood — condenada pelo sindicato de atores SAG-AFTRA por substituir artistas humanos por “sintéticos” — como um excelente exemplo do mal-estar do setor.
Eng é um dos 10 mil alunos que participaram dos cursos ou workshops do Curious Refuge, buscando atualizar suas habilidades, diz a escola. Os cofundadores Caleb e Shelby Ward afirmam que 95% dos alunos atuais são profissionais da indústria do entretenimento ou da publicidade em busca de novas habilidades, à medida que a IA ganha espaço em Hollywood.
Outros, como Petra Molnar, são amadores que buscam aproveitar o IA para encontrar novas carreiras.
Molnar disse que se considerava uma pessoa criativa, mas não conseguiu entrar na escola de artes em sua cidade natal, Budapeste, na Hungria. Ela trabalhou como técnica de saúde bucal em Londres, quando a pandemia da covid-19 fechou seu consultório odontológico. Ela aproveitou o tempo para explorar seu lado criativo, matriculando-se em aulas — inicialmente estudando design de produtos digitais e criando seu próprio aplicativo odontológico.
O surgimento de chatbots alimentados por IA, como o ChatGPT, e geradores de imagens, como o Midjourney, a levaram ao Curious Refuge, onde começou a fazer cursos em 2023.
Ela conheceu uma nova carreira na publicidade, usando IA para criar vídeos promocionais, incluindo um para a empresa de infraestrutura de IA WhiteFiber, que foi exibida na tela de LED de sete andares da Nasdaq, na Times Square, quando a empresa abriu a capital em setembro.
“A IA realmente mudou minha vida”, disse Molnar.
Fundada em 2020, a Curious Refuge começou a oferecer cursos de documentários e filmes narrativos assistidos por IA e de publicidade no início de 2023. Agora, ela oferece instrução em 11 idiomas diferentes para alunos em 170 países. Outras instituições de ensino, como a Los Angeles Film School, oferecem um bacharel on-line em cinema digital, e as principais escolas de cinema também estão incorporando IA generativa em seus currículos.
As aulas do Curious Refuge são pré-gravadas e disponibilizadas por meio de um paywall on-line, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo.
Os instrutores têm horários semanais para responder a perguntas, e a escola organiza encontros regulares, incluindo no Festival de Cinema de Cannes e em grandes cidades ao redor do mundo. Enquanto isso, a plataforma Discord, popular entre gamers e programadores, tornou-se um local virtual para a comunidade Curious Refuge se reunir.
A Curious Refuge também ofereceu treinamento e workshops sobre IA em estúdios, que seus fundadores não puderam identificar devido a acordos de confidencialidade.
“Adoramos intervir e criar uma base de entendimento para todo o estúdio”, disse Caleb Ward, presidente-executivo e cofundador da Curious Refuge. “Veja o que é possível fazer com a inteligência artificial. Veja as possibilidades criativas. Veja os diferentes benefícios que você pode obter ao utilizar a tecnologia.”
Um estudo de 2024 encomendado pela Concept Art Association e pela Animation Guild previu que quase 120.000 empregos no cinema, televisão e animação seriam consolidados, substituídos ou eliminados até o final deste ano devido à IA generativa.
Alguns veem paralelos entre o surgimento da IA generativa e a estreia do YouTube, que deu início a uma nova geração de contadores de histórias.
“Haverá alguma perda e deslocamento de empregos, mas também haverá criação de empregos e o surgimento de uma geração de novos contadores de histórias, em parte porque as barreiras financeiras estão sendo reduzidas ou porque eles simplesmente agora têm acesso a recursos que antes não estavam disponíveis para eles”, disse Chris Jacquemin, chefe de estratégia digital da agência de talentos WME.
“Acho que a Curious Refuge desempenha um papel fundamental como um programa especializado em treinar cineastas e contadores de histórias sobre como eles podem usar o conjunto de ferramentas de aprendizado de máquina em seu benefício”, disse Jacquemin.
O estúdio de entretenimento da IA Promise, uma startup bem conceituada que é atualizada pelo estúdio North Road, do veterano da mídia Peter Chernin, e pela Andreessen Horowitz, adquiriu a Curious Refuge em fevereiro passado.
A escola serve como um canal de talentos para a Promise, que busca artistas, diretores e outros criativos versados em técnicas de produção de IA. Seria um ativo valioso, já que o resto de Hollywood está despertando para o potencial de IA generativa e a competição por talentos está se acirrando.
“Percebemos que teríamos outros estúdios como o nosso, mas também muitos estúdios tradicionais, distribuidoras e produtoras, buscando contratar os mesmos talentos”, disse o cofundador e presidente da Promise, Jamie Byrne. “Então, pensamos muito sobre como garantir que tivéssemos o canal certo de talentos para a empresa.”
Aprofundar o pacote de talentos em IA também ajudará a acelerar a adoção por Hollywood, disse Byrne.
Yves Bergquist, diretor do projeto de IA e Neurociência do Centro de Tecnologia do Entretenimento da USC, diz que atualmente a educação é “uma maior oportunidade na IA atualmente”, pois a tecnologia é altamente complexa e em rápida evolução. Ele elogiou os cursos oferecidos pela Curious Refuge como “de primeira linha”.
Para o artista de efeitos visuais Eng, a Curious Refuge já abriu portas.
“Eu imediatamente comecei a usar as ferramentas e a conseguir trabalho”, disse Eng, que também dá aulas de produção cinematográfica com IA na Studio Arts, uma escola profissionalizante de Los Angeles.