Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Após fala de Trump, aliado de Putin faz ameaça sobre uso de arma apocalíptica

Após fala de Trump, aliado de Putin faz ameaça sobre uso de arma apocalíptica

O ex-presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, respondeu nesta quinta-feira, dia 31, a uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um alerta sobre o sistema nuclear automático soviético conhecido como “Mão Morta”. O equipamento é capaz de disparar mísseis nucleares mesmo sem comando humano, caso a liderança russa seja eliminada. O próprio governo russo já se referiu a esse sistema como uma “arma apocalíptica”.

A tensão aumentou após Trump publicar, na rede Truth Social, críticas a Medvedev, dizendo: “Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”. A frase foi uma reação ao comentário do russo sobre as tarifas americanas contra compradores de petróleo russo, classificadas por ele como um “jogo de ultimatos”.

Horas depois, Medvedev ironizou a fala do norte-americano, dizendo que Trump demonstrava estar nervoso — o que, segundo ele, seria sinal de que a Rússia está “no caminho certo”. Em seguida, advertiu: “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”.

Desde o início da guerra na Ucrânia, Medvedev tem adotado um tom cada vez mais agressivo contra o Ocidente. Apesar de ser visto por críticos como impulsivo, diplomatas ocidentais avaliam que suas declarações refletem aspectos da estratégia do Kremlin.

A escalada verbal ocorre dias após Trump dar um prazo de 10 dias para que a Rússia aceite um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia. Caso contrário, o país e seus parceiros comerciais sofreriam sanções. Moscou, no entanto, não sinalizou que vai ceder, mantendo exigências inaceitáveis para Kiev.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *