A China lança uma nova missão tripulada ao espaço nesta quinta-feira (24), que enviará três astronautas à estação espacial Tiangong, onde eles deverão permanecer por cerca de seis meses. A nave Shenzhou-20 decola do Centro de Lançamento de Jiuquan, na região noroeste do país, por volta das 06h17 (horário de Brasília).
Conforme a Agência Espacial Tripulada da China, os integrantes da missão Shenzhou-20 vão participar de diversas atividades em órbita, incluindo experimentos científicos, testes de aplicação, atividades extraveiculares e movimentação de carga. A instalação de equipamentos de proteção contra detritos é outra das tarefas.

Em relação às atividades de educação científica, o trio realizará experimentos envolvendo a regeneração de planárias, organismo recém-introduzido à estação e conhecido pela capacidade de regenerar órgãos. Esta será a primeira investigação do tipo realizada pelo país no espaço.
Outros experimentos em destaque da missão chinesa incluem peixes-zebra e as bactérias streptomyces. A primeira investigação pode ajudar a descobrir maneiras de prevenir a disfunção cardiovascular causada pela microgravidade, enquanto a segunda estabelecerá a base para desenvolver tecnologias e produtos microbianos que utilizam recursos espaciais.
Quem são os astronautas da missão Shenzhou-20?
A espaçonave impulsionada pelo foguete Longa Marcha-2F será comandada pelo experiente astronauta Chen Dong, que está indo ao espaço pela terceira vez. Ele já participou das missões Shenzhou-11 e Shenzhou-14, voltando a chefiar uma tripulação após dois anos.
Os astronautas Chen Zhongrui e Wang Jie também seguirão para a estação espacial Tiangong, dupla que irá ao laboratório orbital pela primeira vez. Zhongrui tem experiência como piloto da Força Aérea da China e Jie atuava como engenheiro da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial.

Em coletiva na quarta-feira (23), o comandante da espaçonave elogiou os companheiros de viagem. Sobre o piloto, ele disse que suas principais características são o pensamento aguçado e as habilidades operacionais precisas, enquanto o engenheiro se destaca pela atitude meticulosa e a sólida base teórica.
“Tenho plena confiança em nossa equipe, que é competente e talentosa. Colaboramos de forma eficaz, com cada membro cumprindo sua função e lidando com responsabilidades de forma independente”, afirmou Dong. Já os novatos agradeceram ao chefe, contando que os conselhos dados por ele ajudaram a diminuir o nervosismo.
China rumo à Lua
A missão Shenzhou-20 dá sequência ao ambicioso plano da China de enviar uma missão tripulada à Lua até 2030. O gigante asiático vem progredindo ano a ano em seus esforços, que incluíram o envio de naves robóticas do programa Chang’e pousando com sucesso no satélite natural.
Segundo o porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, o desenvolvimento de equipamentos importantes para o projeto está avançado. Entre eles, há o foguete Longa Marcha-10, a nova espaçonave que transportará os astronautas e o módulo lunar.
O rover que será utilizado para os deslocamentos na Lua e o traje espacial de pouso também estão em fase de testes de protótipos de pesquisa e desenvolvimento, seguindo o cronograma original. Em breve, devem ser realizados os primeiros testes da nave espacial, de acordo com Xiqiang.
Continue no TecMundo para mais atualizações sobre as missões espaciais e o universo da tecnologia em geral, interagindo com a gente nas nossas redes sociais.