Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

China se prepara para o Ano Novo Lunar, em meio a preocupações com a economia | Mundo

China se prepara para o Ano Novo Lunar, em meio a preocupações com a economia | Mundo

Viajantes lotaram estações de trem e aeroportos nesta sexta-feira (24), carregando grandes malas e presentes como caixas de frutas, enquanto se juntavam aos milhões de chineses rumo às suas cidades natais para celebrar o festival do Ano Novo Lunar com suas famílias.

O feriado, o maior da China, este ano cai entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro e marca a chegada do Ano da Cobra.

As festividades geralmente impulsionam o comércio, restaurantes e cinemas, com as famílias aproveitando o tempo juntas, festejando e fazendo compras. As autoridades estão especialmente interessadas em que as pessoas abram suas carteiras este ano para estimular a economia em dificulades. Assim, aumentaram o feriado de sete dias para oito, repetindo o ano passado.

Os esforços de Pequim para reavivar o consumo fraco também incluem a promoção de destinos turísticos com temática de inverno e a garantia de tarifas aéreas acessíveis em todo o país, informaram autoridades nesta sexta-feira (24) em uma entrevista coletiva no Conselho de Estado em Pequim.

De forma mais ampla, o governo vem tentando estimular a economia com uma série agressiva de medidas de estímulo que incluem cortes nas taxas de juros, aumento de pensões básicas e ampliação de programas de troca de bens de consumo.

Mas empresas e viajantes disseram à Reuters estarem vendo sinais de que as pessoas continuam segurando seus gastos diante de uma recessão prolongada no setor imobiliário e preocupações com a segurança no trabalho.

Um vendedor de Pequim chamado Liu, que estava em uma estação ferroviária da capital chinesa se preparando para seguir para sua cidade natal no nordeste do país, disse que as preocupações com a economia e o emprego são generalizadas. Ele preferiu não dar seu nome completo por se tratar de um assunto sensível.

“Está ficando ainda mais difícil ganhar dinheiro e encontrar um emprego. Há muito mais pessoas desempregadas e todas dizem que as coisas estão mais difíceis”, afirmou ele.

Qiang, um cabeleireiro que trabalha no centro de Pequim e que preferiu se identificar apenas pelo apelido, disse que embora as pessoas ainda estejam cortando o cabelo para o feriado, elas estão mais seletivas em relação a outros serviços.

“Nesta época do ano, geralmente temos muitas clientes querendo tingir os cabelos ou fazer uma permanente. Costumávamos ter umas oito a dez clientes durante o dia nesta temporada em anos normais. Mas no ao passado e neste, a média tem sido de apenas duas ou três.”

O Ministério dos Transportes da China estima que 9 bilhões de viagens serão feitas dentro do país durante o período de viagens de 40 dias em torno do festival, número que no mesmo período do ano passado foi de 8,4 bilhões.

Mas algumas pessoas disseram não estar indo para suas cidades natais para poder ganhar mais dinheiro. “Se eu ficar em Pequim, receberei o triplo do salário por quatro dias e não quero perder a oportunidade de ganhar mais dinheiro”, disse Nie, uma mulher de 57 anos que trabalha em um centro esportivo em Pequim. “Comecei a trabalhar aqui há apenas três meses. Não consegui ganhar muito dinheiro em 2024”. Ela omitiu seu nome completo por questões de privacidade.

Um ponto positivo para o consumo é o cinema, com a venda antecipada de ingressos superando 400 milhões de yuans (US$ 55,24 milhões) até 23 de janeiro, segundo dado da plataforma de ingressos Maoyan. É o maior número de todos os tempos para a temporada do Ano Novo Lunar.

Grande parte da demanda foi impulsionada pelo filme “Lendas dos Heróis do Condor: Os Valentes”, estrelado pelo ator e cantor Xiao Zhan, que também é um embaixador de marcas de luxo como Gucci e Tod’s.

A recuperação é uma boa notícia para a indústria cinematográfica, que vem enfrentando problemas recentemente. As bilheterias totais na China caíram 22,6% em 2024 ante 2023.

Mais chineses também estão optando por viajar para o exterior em viagens de longa distância este ano, segundo a Trip.com, maior agência on-line de viagens da China. O feriado prolongado significa que as pessoas precisarão tirar apenas dois dias de folga para ter uma pausa de 11 dias.

A agência de viagens Qunar disse que as reservas de voos para fora do país e pacotes de viagem em sua plataforma dobraram em relação ao ano passado.

O destino mais popular são os países da Ásia, segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC). O sudeste da Ásia continua popular, com o número de passagens para o Vietnã, Cingapura e Indonésia aumentando mais de 50%. As vendas de passagens para o Japão aumentaram 58%, enquanto que a demanda por Hong Kong quase dobrou.



Valor Econômico

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *