Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cine São Luiz recebe peça sobre relatos da comunidade surda

Cine São Luiz recebe peça sobre relatos da comunidade surda







2 de abril de 2025 – 09:55
#acessibilidade #Cineteatro São Luiz #Performance #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará #Surdez



“Vozes Silenciadas”, estrelada por Lyvia Cruz, Renata Freitas e Gracy Kelly, é uma performance que busca sensibilizar o público sobre as injustiças enfrentadas pela comunidade surda, além de destacar a importância de amplificar suas vozes. Com acessibilidade teatral bilíngue (intérprete de voz), o espetáculo será apresentado sobre o palco do Cineteatro São Luiz, com capacidade para 70 pessoas, no dia 05/04 (sábado), às 19h.

Baseada em relatos reais, a obra é um manifesto pela justiça e dignidade dos surdos e aborda temas como diagnóstico, educação, emprego, exploração financeira e discriminação. A mensagem final é de resiliência e empoderamento, com atrizes surdas unindo-se para desafiar o silêncio imposto. 

As artistas

Professora, tradutora, poetisa, performer, Gracy Kelly nasceu em Fortaleza, Ceará, e mora na cidade de Caucaia. É ouvinte e conheceu a Libras na Comunidade Cristã, mas renasceu na Comunidade Surda por meio da licenciatura em Letras Libras na Universidade Federal do Ceará. Se tornou mestre em Estudos da Tradução, também pela UFC. Atua como professora efetiva de Libras pela Secretaria do Estado do Ceará, no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, e é sócia da agência Ondas de Tradução. Hoje, além de levar informação e Libras de forma didática às pessoas por meio de conteúdos digitais no Instagram, também realiza projetos culturais com a Comunidade Surda. Dentre todos os projetos, surgiu Vozes Silenciadas.

Já Renata Freitas é poeta, artista, atriz, performer, tradutora de libras, contadora de história, e professora de Literatura Surda. Nasceu surda profunda, mas cresceu oralizando por forte influência da sociedade. Seu contato com a Comunidade Surda se deu no ano de 2008, onde se identificou fortemente adepta à Libras. A partir desse contato, passou a ser fluente na Língua de Sinais, graduou-se em Letras Libras. Em 2019, passou a se apresentar formalmente como poeta, tornando-se ativamente participante não só da Comunidade Surda, como também, artística. Dentre tantas iniciativas unindo arte e surdez, ergueu-se também, Vozes Silenciadas.

Atriz, performer, professora, tradutora, contadora de história, poeta, slammer, produtora cultural, Lyvia Cruz nasceu em Itapajé, Ceará, e por influência da família, adquiriu apreço pelo ativismo, principalmente na comunidade surda. Sua surdez se deu aos oito meses de vida, por conta de ototoxicidade. É a única pessoa surda de sua família e aprendeu a Língua de Sinais aos cinco anos, por ajuda de vizinhos. Se graduou em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e também se tornou mestre em Estudo da Tradução com foco em Tradução Literária. Hoje, atua como professora efetiva de Libras no Instituto Federal do Ceará, campus de Camocim. Além disso, é sócia da empresa Ondas de Tradução. Através de toda a paixão pela Comunidade Surda se deram diversas manifestações de arte, e assim também surgiu Vozes Silenciadas.

SERVIÇO

[CURTA MAIS TEATRO] “Vozes Silenciadas”, com Lyvia Cruz, Renata Freitas e Gracy Kelly

Data: 05/04 (Sábado) | Horário: 19h | Classificação: 16 anos | Duração: 60 minutos
Entrada: R$ 30,00 (inteira) e  R$ 15,00 (meia)
Local: Cineteatro São Luiz – Fortaleza (Rua Major Facundo, 500, Centro), sobre o palco (70 lugares) | Acessibilidade: Teatral Bilíngue (intérprete de voz)
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado  – 9h30 às 17h. Horários sujeitos a alterações, de acordo com a programação
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/104442






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *