Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com apoio da Secult Ceará, começa a etapa cearense do Projeto Andanças do Patrimônio

Com apoio da Secult Ceará, começa a etapa cearense do Projeto Andanças do Patrimônio







28 de agosto de 2025 – 16:57



Realizado pelo MinC, por meio do Iphan, ação conta com parceria do Governo do Ceará e busca ampliar o papel da sociedade na construção de políticas públicas de Patrimônio Cultural

Na manhã desta quinta-feira (28), na Pinacoteca do Ceará, iniciou-se a etapa cearense do projeto “Andanças do Patrimônio”. Realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esta ação convoca a sociedade para debater e construir o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) e o Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural.

Com parceria do Governo do Ceará, a partir da Secretaria da Cultura (Secult), via Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) e Pinacoteca do Ceará, o evento prossegue até sexta-feira (29) com uma série de mesas temáticas e reuniões com debate.

Trata-se de um espaço para o diálogo e a mobilização coletiva de comunidades, gestores e gestoras públicas, estudantes, pesquisadores, organizações sociais e privadas atuantes na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. O Projeto é um convite aberto à preservação do Patrimônio Cultural.

“É um marco importante e que sigamos mobilizados e conectados com essa agenda pública de proteção do patrimônio brasileiro, e especialmente em nosso caso, na etapa cearense do projeto ‘Andanças do Patrimônio’”, compartilhou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, durante a solenidade de abertura.

“O maior patrimônio do Brasil é o brasileiro e precisamos conservar o patrimônio cultural brasileiro e nossas culturas de maneira geral. Conservar os sítios arqueológicos, pois eles são a memória de nossos antepassados. E temos que nos conservar dentro desse processo. “Hoje, estamos com a oportunidade de estarmos juntos e construirmos juntos”, destacou a Superintendente do lphan-CE, Cristiane Buco.

Além de Cristiane Buco e Luisa Cela, a abertura do evento ainda contou com as falas institucionais de Iana Soares (diretora Executiva do Instituto Mirante), Jessica Ohara
(Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará) e Andrea Vasconcelos (Coordenadora do Escritorio do MinC no Ceará).

O Andanças do Patrimônio Ceará é uma realização do Iphan, em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) e Pinacoteca do Ceará. Conta também com a parceria do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Ceará, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Instituto Dragão do Mar.

União para preservar o patrimônio

Após as falas de abertura, o “Andanças do Patrimônio” prosseguiu com a mesa
“Políticas Públicas para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural no Ceará: o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural (Siepac) e a criação do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural”

Participaram Cristiane Buco (Superintendente do lphan-CE), Simone Kimura (Coordenadora de Monitoramentos do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – Departamento de Articulação, Fomento e Educação – DAFE/|phan), Jéssica Ohara (Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará) e Fábio Santiago (Coordenador de Participação e Articulação Regional da Secult Ceará).

Já no período da tarde, aconteceu a mesa “Construindo redes: ações e projetos do Ministério da Cultura (MinC) para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural”. Participaram Andrea Vasconcelos (Coordenadora do Escritorio do MinC no Ceará), Willian Mendonça (Coordenador do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Ceará) e

O primeiro dia de programação ainda contou com o lançamento do Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró. O projeto Andanças do Patrimônio continua na sexta-feira (29) com apresentação da metodologia do projeto, encontros sobre quatro eixos temáticos e leitura do relatório final do Andanças do Patrimônio Ceará.

Experiência pioneira do Ceará

Em 2022, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, implementou o Sistema Estadual de Patrimônio, tornando-se o estado pioneiro nesse tipo de ação. A Lei nº 18.232, de 06 de novembro de 2022, institui o Código do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, e cria o Sistema Estadual do Patrimônio Cultural do Ceará, para promover, proteger e realizar a gestão integrada e participativa do patrimônio cultural no âmbito do Ceará.

Andanças do Patrimônio

Percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal, o Andanças vai realizar diagnósticos, mobilizar atores, firmar acordos, discutir as competências e divisão de responsabilidades para a gestão e preservação do Patrimônio Cultural.

Esse diálogo vai culminar na formulação participativa e democrática do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e na constituição das diretrizes para o Marco Regulatório do sistema, dois documentos fundamentais para o processo de institucionalização se consolidar.

 






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *