Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com apoio da Secult, Festival dos Inhamuns celebra seus 20 anos de atuação

Com apoio da Secult, Festival dos Inhamuns celebra seus 20 anos de atuação

Artes cênicas do Ceará festejam 20 anos de Festival dos Inhamuns, com apoio da PNAB Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Lançado em 2025, o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas chega à 16ª edição de 07 e 13 de dezembro de 2025 nas cidades de Arneiroz e Tauá.

(Apresentação durante o circuito itinerante do festival realizado em setembro. Crédito: Serj Sigmundr )

Há 20 anos a região dos Inhamuns, no coração do semiárido cearense, via nascer um projeto que transformaria a cena cultural e tornaria o local um dos principais polos de fruição, difusão e formação das artes cênicas no Ceará. Nascido nas cidades de Arneiroz e Tauá, o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, desde as primeiras edições, alcança outras cidades da região, fazendo chover arte em terras áridas com ações contínuas encampadas pela Associação Arte Jucá. Já são duas décadas de histórias que atravessam gerações, unem artistas do Brasil e do mundo e fortalecem o público dessa região, que fica distante dos grandes centros. De 07 e 13 de dezembro deste ano, o festival chega à sua 16ª edição, com programação nos municípios de Arneiroz e Tauá, envolvendo uma série de atividades e atrações. O acesso é gratuito.

Esta edição começou ainda em setembro, entre 21 e 26, com o circuito itinerante, levando as Mostras Campo e Cidade para quatro municípios do Sertão dos Inhamuns: Aiuaba, Arneiroz (Assentamento Mucuim), Parambu e Quiterianópolis. Em cada cidade a programação foi marcada por encontros, sorrisos e aplausos, proporcionando à população a magia do teatro, da cultura popular e do circo, celebrando a força da cena local e nacional, no coração do semiárido.

O 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Associação Arte Jucá, com o apoio da PNAB, PNAB Ceará, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer. Tem como parceiro a Casa Criativa, em Tauá. O Festival dos Inhamuns é integrante da REDE Festivais de Arte e Cultura do Ceará.

Duas décadas de artes cênicas nos Inhamuns

Ao longo dessas duas décadas de existência, já passaram pelo Festival dos Inhamuns artistas e grupos de 16 estados brasileiros e de países como França, Bélgica, Itália, Espanha, Grécia, Mongólia, Argentina, Peru, Colômbia, Uruguai e México. Foram mais de 830 atrações artísticas em 10 municípios da região dos Inhamuns, público de mais de 130 mil pessoas com acesso gratuito à cultura e 7 mil beneficiados com ações formativas.

Por trás disso tudo está a Associação Arte Jucá, instituição com 25 anos de atuação promovendo a cultura na região, por meio da produção, criação, formação e fruição artística contínua. “De um grupo de Teatro a uma instituição que assumiu para si o compromisso de lutar pelo direito constitucional ao acesso à fruição artística no coração do semiárido, esse é o caminho trilhado pela Arte Jucá. A responsabilidade e os desafios são enormes, mas maior ainda é a satisfação de contribuir para o desenvolvimento criativo de nossa região”, diz Robson Cavalcante, um dos fundadores da Arte Jucá e coordenador geral do Festival dos Inhamuns.

Atento ao desenvolvimento socioeconômico de sua comunidade, além de gerar trabalho e renda para o setor, o festival conta com uma moeda própria (o Juká) de livre circulação ao longo do evento, viabilizando uma maior distribuição dos recursos públicos investidos. “O Festival dos Inhamuns foi pensado como um evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, na gestão da então secretária Cláudia Leitão (2003-2006). Duas décadas depois, a Arte Jucá, ao promover esse evento, ainda o faz norteada por esse compromisso original de estruturar a cena local e o fazer cultural nesta região do interior do estado distante dos grandes centros”, diz Robson Cavalcante.

As atrações da 16ª edição

Nesta edição o Festival recebe atrações dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e de países como Espanha, Itália, Argentina, Uruguai e Peru. Confira os selecionados.

Serviço

6º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas – De 07 e 13 de dezembro de 2025 nas cidades de Arneiroz e Tauá. Toda a programação tem acesso gratuito. Informações: www.festivaldosinhamuns.com e @festivaldosinhamunsce



Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *