Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cultura como caminho de transformação da realidade de pessoas privadas de liberdade

Cultura como caminho de transformação da realidade de pessoas privadas de liberdade

1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização é realizada pelo Governo do Estado do Ceará no dia 26 de outubro na Estação das Artes. O evento apresenta o resultado dos projetos “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”, que incentivam a qualificação profissional, a cultura e a geração de renda para as pessoas privadas de liberdade.

(Foto: Lucas Calisto)

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Secretaria da Cultura (Secult), realiza a 1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização – MAR. O evento celebra a arte, o trabalho, o desenvolvimento e a transformação de milhares de pessoas privadas de liberdade. No dia 26 de outubro, na Estação das Artes, o público poderá conferir produções dos projetos inovadores da SAP, como “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”, que incentivam a qualificação profissional, a cultura e a geração de renda.

O artesanato é uma das principais atividades desenvolvidas no sistema prisional do Ceará, promovendo não apenas a expressão artística e o retorno financeiro, mas também a qualificação profissional, a ocupação produtiva, o fortalecimento da autoestima, a projeção de um futuro mais digno e a remição de pena.

Além disso, o Mercado AlimentaCE recebe a Feira Agroecológica do projeto de hortas desenvolvido pela SAP, que tem transformado espaços antes ociosos das unidades prisionais em áreas produtivas, promovendo ressocialização e contribuindo diretamente para o combate à insegurança alimentar no Ceará. Hortaliças, frutas e plantas medicinais serão comercializados neste domingo (26). 

O evento celebra uma parceria entre a Secult Ceará, a SAP e o Tribunal de Justiça do Ceará que revisaram o Plano de Políticas Culturais para as Pessoas em Unidades Prisionais, em cumprimento de alternativas penais e egressos do sistema.

Com essa ação, a Secult Ceará garante a efetivação da Cidadania Cultural, enquanto garantia de direitos e promoção de acessos à arte e a cultura, compreendendo a Cultura como um vetor de transformação social.

RESULTADOS

O artesanato do sistema prisional cearense beneficia aproximadamente 4 mil internos, por meio da produção de peças em 24 oficinas produtivas. Parte dessas criações está disponível de forma permanente em pontos fixos de venda, como a loja no Shopping Benfica, o espaço no RioMar Kennedy e a tradicional Feirinha da Beira Mar. Atualmente, o artesanato desenvolvido nas unidades prisionais envolve 16 unidades prisionais, refletindo o impacto e o alcance das políticas públicas de ressocialização no estado.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª MOSTRA DE ARTESANATO E RESSOCIALIZAÇÃO


(Foto: Lucas Calisto)

Será possível conferir uma exposição especial intitulada “Metamorfose”, além de oito estandes que apresentarão todo o artesanato produzido nas unidades prisionais. Cada estande destaca técnicas variadas, como crochê, macramê, bordado, tenerife, entre outras, evidenciando a riqueza e diversidade do trabalho dos internos. Além da exposição, o evento contará com a apresentação do coral “Vozes da Liberdade”, integrado por internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) e atividades na brinquedoteca do espaço, com brinquedos produzidos por detentos artesãos.

As peças expostas refletem o impacto positivo das políticas públicas de ressocialização, beneficiando milhares de internos e internas ao gerar ocupação, autoestima e oportunidades para as famílias. A comercialização dessas obras contribui diretamente para a continuidade dessas ações, já que todos os recursos são revertidos ao Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário do Ceará, que financia programas de educação, capacitação e inclusão social.

A mostra reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da SAP e a transversalidade da Cultura, com a humanização do sistema prisional e a construção de caminhos para um retorno digno e produtivo à sociedade.

Serviço:

1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização – MAR
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 10h às 15h
Local: Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza



Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *