Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Defesa Civil dispara Alerta de Emergência nos celulares de São Paulo

Defesa Civil dispara Alerta de Emergência nos celulares de São Paulo

Celulares de muitos moradores de São Paulo (SP) receberam, nesta sexta-feira (24), uma notificação alertando sobre as fortes chuvas que estavam caindo na cidade. A notificação fez os aparelhos vibrarem com uma mensagem de “alerta severo”.

“Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”, dizia a mensagem. Confira, abaixo, uma captua de tela da notificação:

NotificaçãoO alerta da defesa civil recebido por vários paulistanos. (IMagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Ao que tudo indica, este é o primeiro alerta do tipo recebido por moradores de São Paulo. De acordo com verificação da reportagem, as notificações foram recebidas pelo menos por moradores da Zona Leste, em bairros como Penha, Vila Matilde, e Zona Norte, em locais como Santana.

Também há registros de pessoas na Zona Sul, em locais como o Ibirapuera, que receberam o informe da defesa civil.

Nas redes sociais, centenas de pessoas falaram sobre a situação. Muitas delas disseram que esta foi a primeira vez em que a notificação foi recebida nos celulares. Confira, abaixo, a repercussão do assunto:

Tempestades em SP

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), toda a capital paulista está em estado de atenção para alagamentos nesta sexta-feira. Zonas norte, leste, oeste, sul e central receberam o aviso de alagamento por volta das 15h30.

Segundo o CGE, “áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade, já se organizaram e trouxeram chuva forte para a cidade”.

O órgão ainda pontuou que imagens do radar meteorológico da prefeitura mostram que as chuvas têm potencial de queda de granizo e rajadas de vento, apesar de ocorrerem de forma isolada.

O CGE também alertou para o risco de queda de árvores e transbordamentos de rios e córregos. Imagens gravadas por moradores de vários bairros já mostram os alagamentos e enchentes.

Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte com potencial para queda de granizo nas Zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro. Essa chuva ocorre de forma isolada e têm potencial para rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores, além de trasbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em outras regiões da cidade.

Como se manter seguro na tempestade

Além do alerta de chuvas fortes, a Defesa Civil mantém em seu site um material completo para que as pessoas se protejam das tempestades, raios e granizos.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre o que fazer durante e depois das tempestades:

  • Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
  • Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
  • Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
  • Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
  • Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
  • Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
  • Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
  • Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.
  • No caso de destelhamento, verifique a estrutura do madeiramento antes de entrar na edificação e observe se existem rachaduras e trincas no telhado;
  • Não realize manutenção no telhado enquanto há granizo, evitando acidentes;
  • Mantenha-se abrigado até obter informações de que o caminho está seguro;
  • Não transite por vias cobertas por água e/ou granizo;
  • Preste atenção a árvores e cabos elétricos caídos.

Matéria em atualização…





Ceará Agora e Diário do Nordeste

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *