Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Deputados cearenses aprovam manifesto contra tarifaço de Trump

Deputados cearenses aprovam manifesto contra tarifaço de Trump

Na abertura do segundo semestre legislativo, realizada nesta terça, dia 5, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) leu e aprovou um manifesto contra o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. A sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, assinada pelo presidente Donald Trump, incide diretamente sobre exportações cearenses, como pescado e frutas, e deve entrar em vigor nesta quarta, dia 6.

O manifesto, intitulado “Manifesto em favor da economia e do povo do Ceará”, foi lido pelo deputado Danniel Oliveira (MDB) e é assinado pelo presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB). A votação favorável teve o apoio de 31 deputados, em meio a discussões entre parlamentares da base e da oposição, especialmente representantes do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O deputado Guilherme Sampaio, líder do Governo na Alece, informou que há diálogo entre o Governo do Estado e o Governo Federal para minimizar os impactos econômicos da medida. Na semana anterior, o governador Elmano de Freitas (PT) esteve em Brasília para tratar do tema com representantes da União.

Por outro lado, o deputado Felipe Mota (União Brasil), da oposição e ligado ao setor do agronegócio, criticou o que considera a politização do tema, relacionando o aumento das tarifas à recente prisão domiciliar de Bolsonaro. Para ele, a falta de diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano prejudica os produtores.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro reacendeu o debate político, com repercussões também no cenário internacional. O governo dos EUA, por meio do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, condenou a medida e declarou que responsabilizará quem colaborar com a ordem judicial, ampliando a tensão diplomática entre os países.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *