Search

Dino e Pacheco afinam detalhes para pôr fim ao imbróglio das emendas

22 de dezembro de 2024

Ainda não há consenso de que os ditames apresentados atendam aos requisitos propostos pelo ministro do STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pautou para a sessão plenária de quarta-feira (13) a apreciação do projeto de lei complementar (PLP) que visa adequar o empenho de emendas parlamentares às regras que dão mais transparência e rastreabilidade, determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto passará por uma votação ainda para determinar regime de urgência em sua apreciação na própria quarta-feira.

Ainda não há consenso, porém, de que os ditames apresentados pelo texto de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e revisado pelo Senado atenda aos requisitos propostos pelo ministro Flávio Dino, do STF.

O STF decidiu, em agosto, pela suspensão do pagamento de emendas diretamente a estados e municípios, as apelidadas “emendas Pix”. A Corte determinou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Congresso Nacional chegassem a um consenso em torno de regras para dar mais transparência às emendas.

Ainda há diálogo entre Dino e Pacheco para afinar o texto, que terá de ratificar a proposta se aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo uma fonte, ainda não há como cravar se o texto atende às determinações do STF.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada e estipula regras para a execução das emendas por parlamentares, de forma expressa na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Tags

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *