O apresentador William Bonner, 61, se despediu oficialmente da bancada do “Jornal Nacional” na noite da última sexta-feira (31). O programa também marcou a passagem de bastão para o César Tralli, 54, que assumirá a posição na segunda-feira (3).
Segundo o veterano, a decisão de sair da apresentação do cargo de editor-chefe do programa foi planejada ao longo de cinco anos e dada pelo seu desejo de desacelerar a rotina. Agora, quem assume como editor-chefe é sua colega adjunta há seis anos, Cristiana Sousa Cruz. Bonner ocupou a bancada por 29 anos e 26 anos como editor-chefe.
Com a chegada de César Tralli, aconteceu uma reestruturação na apresentação dos telejornais da emissora em São Paulo. Até então, o marido de Ticiane Pinheiro, 49, era o apresentador do “Jornal Hoje”, noticiário diário da capital paulista. Para substituí-lo, Roberto Kovalick deixou o “Hora 1” para ocupar a função. Então, o telejornal da 4h passou a ser encabeçado por Tiago Scheuer. O esposo de Ticiane Pinheiro, que desde 2020 era o rosto do “Jornal GloboNews – Edição das 18h”, foi substituído por Natuza Nery.
No aniversário de 56 anos do telejornal, em 1º de setembro, Bonner anunciou oficialmente que estava de saída do programa. “Ser recebido pelo ‘Globo Repórter’ me deixa honrado e gratíssimo. Todos os meus amigos me ouviram falar do sonho de integrar essa equipe quando pudesse deixar o ‘JN'”, explicou no programa ao vivo. Confira a íntegra de sua declaração aqui.
Despedida de William Bonner e a chegada de César Tralli
A noite de sexta-feira (31), marcou a oficialização de uma nova fase, com a passagem de bastão entre os jornalistas. Pouco antes do telejornal ir ao ar, o “Jornal Nacional” compartilhou os primeiros cliques de Tralli na bancada, ao lado de Renata Vasconcellos e William Bonner.
O veterano fez um discurso de despedida em que balanceou o passado e a chegada em uma nova equipe. “Cinco anos se passaram, ciclo concluído, e hoje, dois meses depois do anúncio que foi feito no dia 1º de setembro, aniversário do ‘JN’, eu estou concluindo então esse ciclo no JN”, declarou Bonner. Veja aqui o discurso completo.
Em um especial que estendeu o horário, o programa dedicou 20 minutos para uma conversa entre os apresentadores, que permitiram Tralli, emocionado, falar sobre o novo cargo: “A minha expectativa é continuar dando o meu melhor, me entregar de corpo e alma e participar ativamente dessa equipe maravilhosa do ‘JN’. Aprender com você, Renata, e com essa equipe”.
A data também marcou um momento que se tornou um marco na televisão, o último “boa noite” de Bonner, feito ao lado dos colegas de profissão. Com o encerramento, o trio se aproximou da família que assistiu ao momento de dentro do estúdio. A esposa de Tralli, Ticiane Pinheiro, mostrou alguns registros dos bastidores do dia e ainda celebrou o parceiro. “Muito orgulho”, escreveu em suas redes sociais.
Renata Vasconcellos
Durante a despedida de Bonner, Renata Vasconcellos relembrou que a data marca também 11 anos exatos de apresentação ao lado do jornalista. Queria dizer que agradeço pelos onze anos de parceria, com você aprendi o melhor da técnica, compromisso com a ética do trabalho. Muito trabalho”, declarou.
Em 2014, Patrícia Poeta deixou a apresentação do jornal após quase três anos como apresentadora. Ela passou ao comando do “É de Casa”. No dia 31 de outubro, as jornalistas fizeram a passagem de bancada e Vasconcellos oficialmente ocupou o lugar em 3 de novembro. Confira quem foram todas as parceiras de bancada.
William Bonner no “Globo Repórter”
Bonner abriu para o público que seu desejo de deixar o comando do telejornal se deu pela vontade de “mudar de ritmo” depois de 29 anos. Ele explicou que fazem cinco anos que ele junto a sua equipe trabalham em sua substituição, e o desejo surgiu durante a pandemia, quando “repensou sua vida profissional”.
“Nesse período (de 29 anos), tornei-me pai, vi minhas crianças acharem que se tornaram adultos. Mudaram de endereço, até de país”, declarou o apresentador em 1º de setembro. No dia, ele afirmou que, atualmente, dois de seus três filhos moram no exterior e que seu cargo de editor-chefe do jornal também demanda muito de seu tempo.
Ao deixar o programa, Bonner contou ao Gshow que esta seria suas férias mais longas de sua vida, e estava planejando ter bastante tempo ocioso e visitar seus filhos, os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, frutos do casamento do Fátima Bernardes, 63. “Uma parte vou dedicar a fazer nada, a dar uma descansada (…) Vou dar uma bela diversificada nas atividades para que eu chegue com a cabeça oxigenada para começar o trabalho ano que vem”, refletiu na entrevista.
Porém, as férias de Bonner tem data marcada para acabar, com seu retorno para a televisão agora na apresentação do “Globo Repórter”, ao lado de Sandra Annenberg. Em seu discurso de anuncio, o apresentador declarou:
“De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos. Lembro quando a Sandra Annenberg chegou lá. Amiga de décadas, cúmplice do meu sonho, que era dela também, Sandra me mandou mensagem carinhosa: ‘Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!’ Ano que vem, estaremos juntos por lá.”
Sandra comemorou a chegada do amigo em seu programa. “Vai ser maravilhoso”, declarou em um comunicado. Pouco depois de declarar a mudança, Bonner visitou a redação e a nova equipe a partir de fevereiro de 2026.