Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Evandro Leitão assina termo para a criação da Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa

Evandro Leitão assina termo para a criação da Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, assinou, nesta sexta, dia 31, o termo de cooperação para a criação da Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Remudipi). A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza para Todas as Idades, voltado à proteção e ao cuidado integral da população idosa, e integra o Plano Fortaleza Inclusiva.

A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar; da secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo; da secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPCE), Alexandre Alcântara; do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dante Jorge; do deputado estadual Tin Gomes; e do vereador Gardel Rolim, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Durante o ato, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com a atenção à população idosa, destacando a futura entrega de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e de um Centro-Dia, voltados à assistência social e atividades para pessoas idosas com deficiência ou dependência. “O ILPI será entregue ainda este ano. Logo mais, ambos os equipamentos estarão em funcionamento, assim como outros serviços e ações que a gestão vem implementando”, afirmou Evandro Leitão.

A Remudipi seguirá as diretrizes da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), promovendo integração entre órgãos públicos, instituições e sociedade civil em um sistema articulado e descentralizado. A vice-prefeita Gabriella Aguiar destacou que a rede representa “o reconhecimento de que, independentemente de gestões, deve existir um fluxo permanente de trabalho entre as diversas instituições e a sociedade civil”.

Entre as entidades participantes estão o Ministério Público do Estado do Ceará, a OAB-CE, a Defensoria Pública, o Fórum e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Câmara Municipal de Fortaleza, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *