Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Evandro Leitão inaugura Centro de Diagnóstico Espaço Girassol em Fortaleza

Evandro Leitão inaugura Centro de Diagnóstico Espaço Girassol em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta segunda, dia 11, o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, no bairro Edson Queiroz. O equipamento é o primeiro espaço físico do projeto, que contará com mais 12 unidades voltadas para acompanhamento e terapia em todas as Regionais da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Evandro Leitão, da primeira-dama Cristiane Leitão, da primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da vice-prefeita Gabriella Aguiar.

O centro iniciou os atendimentos logo após a inauguração, com equipe multidisciplinar para avaliação de casos suspeitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras demandas psíquicas. A capacidade inicial é de 1.500 pessoas por mês, podendo chegar a 3.300. A gestão prevê a contratação de mais profissionais para reforçar o atendimento nas unidades da Rede de Apoio Psicossocial (Raps), incluindo os 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Fortaleza.

O fluxo de atendimento começa com consulta em posto de saúde, onde clínico geral ou pediatra faz a primeira avaliação e encaminha para o Centro de Diagnóstico. Após o laudo, os pacientes poderão ser direcionados para Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDIs), Caps, Espaços Girassol ou outras unidades da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O equipamento foi reformado com cinco salas de avaliação, espaços de lazer, rampas e estrutura de acessibilidade. A Prefeitura também inaugurou a linha de ônibus 1330 (Papicu – Centro de Diagnóstico Espaço Girassol) para facilitar o acesso, com 28 viagens diárias partindo do Terminal Papicu.

A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva e se soma a outras ações, como a atualização da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), que agora também é emitida em formato digital. Segundo a Prefeitura, a proposta é ampliar a rede de diagnóstico e tratamento, reduzindo a fila que atualmente chega a cerca de 30 mil pessoas.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *