Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festival Fervinho e Projeto 4rtin integram o fim de semana na Estação das Artes com música, performance e feira de economia criativa

Festival Fervinho e Projeto 4rtin integram o fim de semana na Estação das Artes com música, performance e feira de economia criativa







12 de março de 2025 – 10:43



Na sexta (14), o 4rtin Sessions traz um line-up exclusivamente feminino e, no sábado (15), o Festival Fervinho ocupa a Gare com artistas LGBTQIAPN+ e uma feira queer. O Domingo na Estação (16) tem programação para a família com espetáculo de circo

O destaque às mulheres no mês de março ganha espaço mais uma vez na programação deste fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Na sexta (14), a mulherada vai comandar o palco no Projeto 4rtin, que traz a proposta de explorar o grime, um gênero musical underground marcado por batidas rápidas e versos intensos.

A programação começa às 17h30 e quem abre o evento é DJ Negona. Em seguida, às 19h20, o 4rtin Sessions começa com apresentações das MCs Má Dame, Yanaiã, Zabeli e Donna e participação da DJ Fuga. Às 20h, DJ Nandi sobe ao palco para encerrar a noite. Criado em 2022, o projeto nasceu como uma iniciativa musical independente da 4town Street, inspirado nos programas de rádio londrinos, reunindo DJs e MCs para explorar as diversas vertentes e subgêneros do rap. O projeto também traz uma feira criativa reunindo as marcas e artistas Brooks, 4town Street Wear, Ivih Ribeiro, Lunna Wings, Malina, Babi Piercer e Tattoo, Como Pode Muito Estilo e Use Luxo.

A programação terá acessibilidade em Libras. Todas as atividades do fim de semana são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.

Festival Fervinho ocupa a Gare com shows, performances e feira 

O sábado (15) vai mesmo ferver na Estação com as atrações do Festival Fervinho, que tem como proposta o protagonismo de artistas LGBTQIAPN+ da música e a realização de uma feira queer, com produtos de mulheres cis e trans, pessoas negras e periféricas, estimulando a geração de renda para a cadeia produtiva da cultura e da economia criativa local e seus pequenos produtores.

Às 17h, a programação inicia com discotecagem de DJ Silas, criador do festival surgido nas ruas do bairro Benfica e pelo qual já passaram artistas como Getúlio Abelha, Berlim Tropical, Ella Monstra, Adrian Brasil, Diego Eva, Erick Sant, Viúva Negra e Bugzinha, além de representantes de outras linguagens, como circo e teatro, nas diversas performances de malabarismo, palhaçaria e pirofagia.

Na sequência, Angel History abre o cerimonial e se apresentam Paulo Marinho, Camaleoa, Mulher Barbada e Vanessa A Cantora. Também acontecerão performances do grupo Rainbow+, cover K-pop de Fortaleza, e das gêmeas não binárias, dançarinas e DJs Erick e Erison com participação de Mariah. A programação terá acessibilidade em Libras.

Na feira queer, estarão expostos os produtos das marcas Brechada, Gabe, Acid, Oficina D.A.D.A e Pior Grife; e de Peaug.

Domingo na Estação tem programação para a família com espetáculo de circo

No domingo (16), a criançada poderá aprender os princípios da tecelagem na Oficina Infantil “Meu Primeiro Tear”, das 10h às 13h, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso. Partindo de um tear de papelão, os participantes irão experimentar a mistura de cores e texturas dessa arte têxtil. Ao final, sob orientação dos oficineiros e com a ajuda dos pais e responsáveis, as crianças irão finalizar as peças e levar para casa sua primeira tecelagem.

Das 11h30 às 12h20, em parceria com o Sesc, o espetáculo “A mulher mais forte do mundo”, da Cia Circo Lúdico Experimental, rememora um dos clássicos apresentados no século XX nas tradicionais lonas circenses. A Palhaça Pirrita, interpretada pela artista circense, acrobata, atriz, bailarina e diretora Sâmia Bittencourt, busca recriar o show em modo cômico popular dos chamados super-humanos, super-homens, ou melhor, da super-mulher.

Serviço

Programação da Estação das Artes

Dias: 14 a 16 de março

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 14

17h30 às 21h30: Projeto 4RTIN, com DJs Negona, Nandi + MCs Má Dame, Ynaiã, Zabeli, Donna e DJ Fuga

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Sábado, 15

Festival Fervinho

17h – DJ Silas

17h15 – Apresentação do Festival, com Angel History

17h30 – Paulo Marinho

18h10 – Performance de Rainbow+

18h30 – Camaleoa

19h10 – Performance de Erick, Erison e Mariah

19h30 – Mulher Barbada

20h10 – DJ Silas

20h20 – Vanessa A Cantora

21h – DJ Silas

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Domingo, 16

Domingo na Estação

10h às 13h – Oficina Infantil “Meu primeiro tear”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso

11h30 às 12h20: Espetáculo “A mulher mais forte do mundo”, com Cia Circo Lúdico Experimental (Parceria Sesc)

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *