Durante o verão, infelizmente, as picadas de certos insetos, como os mosquitos, tornam-se um problema habitual. Mas, claro, além destes existem outros animais que podem prejudicá-lo. Por isso, Mona Gohara, uma dermatologista, explicou, na Prevention, como distinguir a picada de um mosquito e a de uma aranha. Tome nota!
Normalmente aparecem em locais como à volta dos tornozelos, na linha do cabelo, na parte de trás dos joelhos e do pescoço, e “é provável que sejam isoladas”, acrescenta.
Já no que diz respeito a sintomas, as picadas de mosquitos não provocam dores no início, mas eventualmente causam muita comichão. É ainda possível que em alguns casos as picadas comecem a transformar-se em vergões dolorosos e inchados.
Encontrou duas pequenas marcas de perfuração na sua pele? É provável que tenha sido picado por uma aranha, alerta a médica. Geralmente, o local da picada fica vermelho e inchado, mas, felizmente, “a maioria das aranhas só morde quando é provocada”.
Normalmente, as picadas de aranha inócuas causam uma dor ligeira, semelhante à de uma picada de abelha, e comichão. Tudo depende da espécie da aranha. Por exemplo, as viúvas negras podem causar sintomas mais sérios como espasmos musculares, tremores e náuseas. De acordo com o dermatologista deve procurar ajuda médica ao suspeitar de uma picada deste tipo de aranhas.