É difícil cravar com todas as letras que jogo X é melhor que Y, já que gosto é subjetivo e, como dizem, não se discute. No entanto, vamos nos ater à realidade, aos fatos: Forza Horizon 5 é, sim, o melhor jogo de corrida arcade da atual geração, quiçá de todos os tempos. Doa a quem doer, clubismos à parte.
Digo isso porque simplesmente não há nada com a mesma qualidade da série Horizon por aí: uma quantidade obscena de carros para desbloquear, um mapa que faz jus à cultura e à geografia do país que representa, além de um gameplay crocante e 100% configurável – e, claro, um visual que dispensa comentários. Soberbo, para dizer o mínimo.
A gente percebe que um jogo de corrida é maior do que o próprio gênero quando até mesmo quem não liga muito para carros faz questão de jogar e apreciar a obra da Playground Games, um dos estúdios mais consistentes do vasto portfólio da Xbox Game Studios. Nunca imaginei que fosse escrever isso em algum lugar, mas o melhor título de corrida first-party do Xbox agora também é o melhor do PlayStation. Confira as impressões!
Forza é Forza
Ambientado no México, Forza Horizon 5 é um belíssimo cartão-postal da riqueza cultural do país, capturando a vibe mexicana em seu mundo aberto intimidador, que traz, inclusive, alguns dos principais sítios arqueológicos da região. Da vegetação exuberante à diversidade climática, Horizon 5 reproduz fielmente o território dos nossos hermanos em cada curva das estradas.
A depender da edição escolhida, você pode aumentar a já extensa área do México com os dois ótimos conteúdos extras, Hot Wheels e Aventura de Rally, cada qual com seu mapa. Não tendo jogado nenhum DLC no Xbox Series, gostei muito do que vi, em especial no pacote de rallys, cujos circuitos no estilo Colin McRae Rally são mais complexos e valorizam a natureza mexicana.

Não existe um jogo como Forza Horizon 5 nos consoles da Sony. Talvez o game que mais se aproxime da experiência arcade de Horizon seja The Crew Motorfest, também centrado em disputas no formato de festivais e playlists. Gran Turismo 7, por outro lado, almeja realismo no controle e se propõe a ser um simulador dos mais exigentes – ou seja, a comparação com Horizon é descabida.
Assim, Forza Horizon 5 chega para preencher uma lacuna no catálogo de jogos automobilísticos disponíveis no PlayStation. O port para os consoles da Sony ficou a cargo da Panic Button, produtora experiente na adaptação de games para outras plataformas, com passagens por franquias de peso, de Doom a Star Wars.
Mais crocante que uma porção de tacos mexicanos
Em comparação à versão do Xbox Series, a de PlayStation 5 é praticamente idêntica, sem distinções visíveis ou de desempenho – quem enxergar diferenças, provavelmente está equivocado. Isso por si só é uma baita conquista da Panic Button, tendo em vista que é a primeira vez que um produto com a tecnologia do motor gráfico ForzaTech é executado num PlayStation.
Há dois modos disponíveis: qualidade e desempenho. Na opção qualidade, rodando em um PlayStation 5, os cenários ganham mais detalhes, e a vegetação fica mais densa, em detrimento, naturalmente, da performance, com limite de 30 fps. Já no modo desempenho, o visual perde um pouco da riqueza, mas a experiência se mantém estável em 60 fps.
No PlayStation 5 Pro, contudo, a história é outra. O console mais potente entrega um modo desempenho com a mesma fartura de detalhes da opção qualidade, preservando os 60 fps. Na configuração qualidade, por sua vez, a taxa de frames é limitada, assim como no PlayStation 5 base, mas se beneficia do ray tracing para realçar a qualidade dos reflexos, tornando o que já era bonito ainda mais estonteante.
No fim, não importa a versão: Forza Horizon 5 continua crocante em qualquer plataforma, embora tire proveito do poder de fogo do PlayStation 5 Pro para se aproximar da excelência gráfica do PC. Ver os símbolos do PlayStation nos menus do jogo, porém, ainda me causa um certo fascínio, confesso, e foi isso que deu à minha segunda passagem por Horizon 5 um sabor levemente diferente.
A única ressalva que tenho está relacionada aos controles. Não à dirigibilidade em si, mas aos recursos do DualSense. Isso porque o game faz pouco para aproveitar as funcionalidades do joystick do PlayStation 5, que possui mais recursos que o do Xbox, e só se contenta em entregar a mesma experiência tátil.
Vale a pena?
Soberano no Xbox Series X, Forza Horizon 5 mantém sua coroa no PlayStation 5, transbordando centenas de horas de conteúdo e impressionando tecnicamente, sobretudo no PS5 Pro. Pasmem: a PlayStation agora abriga a melhor versão para consoles de um carro-chefe (pegou o trocadilho?) da marca Xbox. Em um acordo de “ganha-ganha” para ambas as empresas, a Sony agradece – e a Microsoft, de bolso cheio, sorri de orelha a orelha.
Nota: 95
Pontos positivos (prós):
- Espetáculo visual, sobretudo no PS5 Pro;
- O melhor jogo de corrida arcade do Xbox agora é o melhor do PlayStation;
- Transborda centenas de horas de conteúdo, com ou sem DLCs.
Pontos negativos (contras):
- Faz pouco para extrair o potencial do DualSense.
Forza Horizon 5 foi gentilmente cedido pela Microsoft para o propósito de análise no PlayStation 5 Pro. O jogo também está disponível para Xbox One, Xbox Series S|X, PlayStation 5 e PC.