O Governo do Ceará está em tratativas com a Gol Linhas Aéreas para ampliar a conectividade aérea do estado, tanto no mercado interno quanto no internacional. A principal proposta inclui a reativação do voo entre Fortaleza e Córdoba, na Argentina. As conversas aconteceram durante a WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada em São Paulo, com a participação do secretário estadual do Turismo, Eduardo Bismarck.
Córdoba é a segunda maior cidade argentina e já teve voos diretos com Fortaleza operados pela Gol em temporadas anteriores, como em 2018 e no verão de 2019. “Estamos em conversas com a Gol Linhas Aéreas e temos falado a respeito de um novo voo para a Argentina, agora de Córdoba para Fortaleza”, afirmou o secretário.
No âmbito nacional, o governo também propôs novas rotas conectando Fortaleza a cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. As sugestões foram fundamentadas em dados da Secretaria do Turismo (Setur-CE), que identificam essas capitais como estratégicas para o crescimento do setor turístico no estado.
A negociação com a Gol pode incluir benefícios fiscais, como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, para incentivar a expansão da malha aérea. Bismarck também mencionou a possibilidade de um novo voo ligando o Rio de Janeiro (Galeão) a Jericoacoara.
Atualmente, a Gol opera com média de 12 voos diários em Fortaleza, número abaixo do período pré-pandemia, quando a companhia mantinha até 17 decolagens por dia. O governo espera que as negociações contribuam para recuperar a frequência e atrair mais turistas ao Ceará.