Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Haddad quer isentar data centers de impostos para atrair investimentos no Brasil

Haddad quer isentar data centers de impostos para atrair investimentos no Brasil

O Brasil vai se concentrar nos próximos dias em atrair investimentos estrangeiros e empresas interessadas em construir data centers no Brasil. O próprio Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é quem vai liderar as primeiras conversas com possíveis interessados.

De acordo com a agência de notícias Reuters, Haddad fará uma viagem nesta semana para a região do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Com a promessa até de isenção fiscal em alguns segmentos, ele vai se reunir em várias oportunidades com executivos que estão em busca de locais para a construção de novos data centers.

A expectativa de Haddad é de que a política fiscal pode atrair investimentos de até R$ 2 trilhões nos próximos dez anos. Esse valor inclui gastos com construção, telecomunicações e serviços de inteligência artificial (IA) relacionados com o setor. O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas Haddad confirmou a viagem e o objetivo durante uma fala no evento J. Safra Macro Day desta segunda-feira (28).

Quais os planos do Brasil para data centers

Segundo a reportagem, Haddad vai focar a apresentação do Brasil como uma região sustentável em termos de infraestrutura e geração de energia a partir de fontes alternativas à queima de combustíveis fósseis, como eólica, solar e por meio de usinas hidrelétricas. Esse é um tópico importante para data centers, que demandam um alto custo de eletricidade para funcionar.

Além disso, o Brasil deve oferecer incentivos fiscais para as operações desses servidores. O governo inicialmente vai cortar taxas federais que envolvam a operação tecnológica, como PIS, Cofins, IPI e impostos de importação dessas empresas. Por outro lado, estarão mantidos os tributos relacionados com a construção dos data centers, por exemplo.

A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, é uma das possíveis interessadas e já tem planos para um data center no Brasil, também de acordo com a Reuters. No ano passado, tanto a Microsoft quanto as operações do Amazon Web Services (AWS) confirmaram novos investimentos no setor em território nacional.

Por que o tema data centers está em alta?

O data center é um local físico responsável por uma complexa infraestrutura de computação, composta por equipamentos como servidores, unidades de armazenamento e componentes de rede.

Eles são capazes de processar grandes quantidades de dados e cuidar de operações de plataformas ou empresas inteiras, sob responsabilidade da própria companhia ou de serviços terceirizados que se especializam no setor. No atual mercado em que serviços de IA estão em alta, cada vez mais companhias buscam data centers próprios ou de parceiros para hospedar esse tipo de tecnologia.

um corredor de um data center com vários servidores empilhados na vertical.
A estrutura de servidores em um data center convencional de grande porte. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Chatbots e IAs generativas, porém, demandam um alto consumo energético e poder de computação. Isso fez com que algumas empresas procurassem até mesmo a energia nuclear como alternativa para sustentar essas estruturas e permitiu que fabricantes como a Nvidia, maior fornecedora atual de GPUs para o setor, disparasse no mercado financeiro.

Com a guerra tarifária entre China e EUA e os impostos de Trump ainda em fase de alterações bruscas, é possível que a instalação desse tipo de estrutura no país da América do Norte encareça — assim como compras online e produtos em geral no país. No caso do Brasil, a alta quantidade de impostos também é vista como um obstáculo, mas que pode ser flexibilizado com as futuras políticas de Haddad.

Quer conhecer melhor algumas IAs que podem ajudar você a aprender novos idiomas como o inglês? Confira essa seleção preparada pelo TecMundo em nosso site!



Ceará Agora e Diário do Nordeste

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *