Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Justiça proíbe Coco Bambu de usar slogan ‘melhor restaurante do Brasil’

Justiça proíbe Coco Bambu de usar slogan ‘melhor restaurante do Brasil’

Nesta quinta, dia 31, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu a rede de restaurantes Coco Bambu de utilizar o slogan “melhor restaurante do Brasil”. A decisão reconheceu como válida a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que questionou o uso da frase pela empresa por falta de comprovação objetiva da alegação.

O relator do caso, desembargador Rui Cascaldi, afirmou que a propaganda não se enquadra como puffing, prática publicitária que admite exageros subjetivos. Para ele, a expressão utilizada pelo restaurante sugere uma superioridade mensurável em relação aos demais concorrentes e, por isso, exige respaldo em dados concretos. A votação no colegiado foi unânime.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, o Coco Bambu declarou que respeita e cumpre a determinação, mas destacou que a frase já havia sido substituída anteriormente por outro slogan: “O melhor do Brasil é nossa especialidade”. A empresa também explicou que a decisão de primeira instância foi favorável a ela e que apenas o Conar recorreu.

O Coco Bambu informou ainda que apresentou embargos de declaração para esclarecer pontos da decisão e ingressará com recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A rede disse estar confiante em um desfecho favorável, citando como precedente o caso do restaurante Madero, autorizado a usar o slogan “o melhor hambúrguer do mundo”.

Por fim, a empresa alegou que sua marca é reconhecida por premiações e avaliações de clientes, como o NPS Awards e o Traveller’s Choice Award do TripAdvisor. Também mencionou que expressões superlativas são práticas publicitárias comuns e já foram autorizadas pelo próprio Conar em outros casos, como no uso do slogan “a melhor maionese” pela marca Hellmann’s.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *