O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira, dia 8, durante cerimônia em Porto Velho (RO). Em discurso, o petista ironizou a mobilização por anistia ao antecessor antes da conclusão do processo no qual é acusado de tentativa de golpe de Estado. “Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente”, disse Lula.
O evento, que contou com a presença do presidente da Bolívia, Luis Arce, marcou o anúncio de novos investimentos federais, como a ampliação do programa Luz para Todos, o lançamento da ponte binacional entre Guajará-Mirim e o país vizinho, além da entrega de títulos fundiários e a criação de assentamentos da reforma agrária.
Lula afirmou que Bolsonaro está tendo garantida a presunção de inocência, algo que, segundo ele, não ocorreu em seus processos na Lava Jato. “Ele está tendo o que eu não tive”, declarou. O presidente ainda ironizou as alegações de problemas de saúde do ex-mandatário: “Ao invés de ficar choramingando pelos cantos (…) seja homem. Crie vergonha. E responda pelo que você fez”.
O petista também criticou novamente o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, dizendo que soberania nacional é um direito sagrado e que o Brasil não interfere nas decisões da Justiça norte-americana. Aproveitou ainda para fazer uma comparação com a busca de independência financeira das mulheres, afirmando que “uma mulher não deve morar com uma pessoa atrás de um prato de comida”.
Lula encerrou citando o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, segundo ele, será cassado por atuação no exterior. Comparou a postura dele com a de seus filhos durante sua prisão: “Eu ensinei meus filhos a ter vergonha na cara, a ter caráter e a respeitar o País”.