Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Maior rapadura do mundo’ é repartida com britadeira e picareta, em Pindoretama

‘Maior rapadura do mundo’ é repartida com britadeira e picareta, em Pindoretama

O município de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, produziu uma rapadura de 18,6 toneladas, certificada como a maior já feita no Brasil pela plataforma RankBrasil. O doce foi preparado especialmente para o 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar — o Pindorecana 2025 — e foi repartido entre a população com o uso de britadeiras e picaretas.

Produzida artesanalmente pelo Engenho Almeida, a rapadura levou 11 dias para ficar pronta, com a participação de dezenas de pessoas. A estrutura final tinha 6,8 metros de comprimento, 78 centímetros de altura e mais de 18 toneladas. O doce foi apresentado no início do festival, realizado entre os dias 24 e 27 de julho, e distribuído ao público no último dia.

As cenas do corte do doce viralizaram nas redes sociais, devido ao uso de ferramentas pesadas para dividir a rapadura entre os presentes, que carregavam pedaços em sacolas e baldes. Segundo os organizadores, a produção preservou métodos artesanais e valorizou a cultura local.

Em 2023, o município havia produzido uma rapadura de 9,8 toneladas, mas perdeu o recorde para Cascavel (CE) e Santa Cruz da Baixa Verde (PE). Com a nova produção, Pindoretama recupera o título de maior rapadura do Brasil.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *