19 de janeiro de 2026 – 13:55
#Pinacoteca do Ceará
De 21 a 25 de janeiro, a exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará” se despede e o museu realiza mostra de videoarte. Haverá, ainda, oficinas de pré-Carnaval e visita temática em alusão ao Dia de Combate à Intolerância Religiosa
Ateliê Criança Cria (Foto: Marilia Camelo)
A Pinacoteca do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — se despede da exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” neste domingo (25). A programação da semana conta, ainda, com mostra inédita de videoarte em parceria com o museu paulistano, oficinas temáticas de carnaval e visita temática. Todas as atividades são gratuitas e de acesso livre ao público.
A programação da semana começa na quarta-feira (21) com o Pouso de Férias, projeto que no mês de janeiro apresenta a oficina de colagem manual com Izaaaki, das 12h30 às 13h30, no Hall, com acessibilidade em Libras. A atividade conta com 15 vagas. No final da tarde, às 17h, o “Yoga ao Pôr do Sol” leva ao pátio do museu a prática hatha yoga conduzida por Raquel Amapos. São 20 vagas com inscrições na recepção a partir de uma hora antes.
Na sexta-feira (23), às 16h, a visita temática “Entre artes e espiritualidade”, com Ka Araújo, propõe uma reflexão a partir da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. A atividade é pensada em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), data que homenageia a Iyalorixá Mãe Gilda de Ogum. A mediação se dará em torno das obras que trazem figuras e memórias que entrelaçam características da espiritualidade e manifestações populares nordestinas de origens afro-indígena-brasileiras. A visita, com acessibilidade em Libras, conta com 20 vagas e as inscrições iniciam uma hora antes na recepção.
ÚLTIMOS DIAS: MAM SÃO PAULO NA PINACOTECA
O público tem até o domingo, 25 de janeiro, para visitar a exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, que marcou uma parceria histórica e celebrou a doação de 87 obras do MAM para o acervo do museu cearense. Com curadoria de Cauê Alves e Gabriela Gotoda, a mostra reúne trabalhos de diferentes linguagens refletindo a multidisciplinaridade que caracteriza a arte brasileira e oferecendo ao visitante a pluralidade como via de reflexão sobre a arte.
Para marcar a despedida, a Pinacoteca e o museu paulistano promovem a mostra audiovisual “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará – corpo e cidade em movimento”. As exibições da mostra são realizadas no auditório do museu no sábado (24), às 17h, seguida de um debate com o curador Cauê Alves, e no domingo (25), às 15h, com uma sessão audiovisual acessível. A participação é gratuita e sujeita à lotação do espaço, que conta com 100 vagas.
> SAIBA MAIS DETALHES SOBRE O ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO AQUI
EM CLIMA DE PRÉ CARNAVAL
O sábado (24) também traz uma edição da Oficina de estandartes para carnaval, das 15h às 17h. A atividade será conduzida por Beatriz Gurgel, Lígia Bessa e Iuri Tavares, convidando o público a criar as peças artesanais tradicionais da festa de rua. A oficina é acessível em Libras e conta com 15 vagas, inscrições na recepção uma hora antes.
Para o público infantil, o domingo (25) é dia de Ateliê Criança Cria “Balangandãs”, com Beatriz Gurgel, em duas sessões, às 10h e às 15h. A atividade propõe a confecção do brinquedo popular feito com fitas coloridas, com foco em experimentar, criar e explorar movimentos e cores. A atividade é para crianças a partir de 5 anos acompanhadas de responsáveis, com 15 vagas por sessão. Inscrições na recepção a partir de uma hora antes.
EM CARTAZ
A Pinacoteca do Ceará mantém em exibição outras grandes mostras: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, segue em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, pode ser visitada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira.
O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.
SERVIÇO
Programação Férias na Pinacoteca do Ceará -21 a 25 de janeiro
21/1/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Oficina de colagem manual
Com Izaaaki
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 15 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
21/1/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha)
Com Raquel Amapos
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
23/1/2026 | Sexta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “Entre artes e espiritualidade”
Com Ka Araújo
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 20 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
24/1/2026 | Sábado | 15h às 17h
Oficina Estandartes para carnaval
Com Beatriz Gurgel, Lígia Bessa, Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 15 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
25/01/2026 | Domingo | Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Balangandãs”
Com Beatriz Gurgel
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas
Para crianças a partir de 5 anos acompanhadas de pelo menos um responsável
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.