Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mostra Nordeste do 31º FNT de Guaramiranga reúne espetáculos dos nove estados da região

Mostra Nordeste do 31º FNT de Guaramiranga reúne espetáculos dos nove estados da região







1 de setembro de 2025 – 11:37



O Festival Nordestino de Teatro acontece de 13 a 20 de setembro, com toda a programação gratuita

O espetáculo “O Torto Andar do Outro”, da companhia Pão Doce de Teatro (RN) abre a Mostra Nordeste. (Foto: Ian Rassari)

De 13 a 20 de setembro, a cidade serrana de Guaramiranga, no Ceará, será palco da 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT), um dos mais tradicionais eventos de artes cênicas do Brasil. Carro-chefe do evento, a Mostra Nordeste reúne espetáculos dos nove estados da região, refletindo a pluralidade e a força da produção teatral nordestina.

Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças, espetáculos convidados, intervenções artísticas, música, debates e ações formativas completam a programação, que ocupará ruas, praças, teatros e outros equipamentos da cidade, somando 65 apresentações gratuitas, em uma semana de imersão no universo das artes cênicas. A abertura será no dia 13, às 19h, na Praça do Teatro Municipal. O acesso é gratuito para todas as atividades.

A seleção, guiada pelo tema desta edição, “Palco do Pertencer”, valoriza obras que dialogam com as identidades locais, memórias coletivas, paisagens culturais e diferentes modos de criar e compartilhar teatro.

Segundo a diretora do FNT, Nilde Ferreira, a Mostra Nordeste é um espaço de encontro entre trajetórias artísticas diversas, que ajudam a pensar esta região como território de invenção e pertencimento. “É uma celebração da diversidade de linguagens, temas e estéticas que compõem o teatro nordestino. Ao trazer grupos de todos os estados, reafirmamos a importância da circulação e do intercâmbio cultural, fortalecendo vínculos e mostrando como o teatro é capaz de traduzir nossa realidade e, ao mesmo tempo, projetar novas formas de estar no mundo”, afirma.

A Mostra Nordeste é também um dos momentos mais simbólicos do festival, por destacar companhias, coletivos e artistas que carregam no palco as histórias, ancestralidades e singularidades de seus territórios. Em diálogo com as demais programações — como o Palco Ceará, as Cenas Germinantes, o FNT para Crianças e os espetáculos convidados —, ela reafirma o compromisso do Festival em ser um espaço de convivência, formação e resistência cultural.

Espetáculos da Mostra Nordeste

RIO GRANDE DO NORTE“O Torto Andar do Outro”, da Cia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, é quem abre a mostra, no dia 13, às 22h, no Teatro Rachel de Queiroz. É um espetáculo poético e impactante que reflete sobre problemas sociais, religiosos e marginalizações. A obra utiliza a metáfora de uma criança perseguida por um rei para falar sobre resistência e liberdade diante das estruturas de poder.

MARANHÃO – O Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, do Maranhão, apresenta “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, um espetáculo que revisita a vida e obra da primeira romancista negra do Brasil, entrelaçando sua história à de outras mulheres e homens negros, em uma afirmação de resistência e luta.

PIAUÍ“A Menina e o Boizinho”, do Coletivo Cabaça, representa o Piauí na Mostra Nordeste. A peça leva ao palco uma narrativa que acompanha as aventuras da pequena Zagaia e seu fiel companheiro, o Boizinho Fubá, em uma saga repleta de imaginação.

CEARÁ – Celebrando 20 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia representa o Ceará na Mostra Nordeste, com “A Força da Água”, espetáculo com dramaturgia e direção de Henrique Fontes. É uma peça de teatro documental que, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca.

SERGIPE – A Dicuri Produções, de Sergipe, apresenta “Piedade, a seu dispô” – Esse espetáculo faz parte da parceria entre o dramaturgo Euler Lopes e a atriz Isabel Santos, na qual ambos investigam sobre a condição de miserabilidade que certas camadas da sociedade brasileira enfrentam. Conta a história de uma empregada doméstica que é abordada no meio da noite enquanto volta para casa, cansada do seu trabalho.

PARAÍBA – O grupo de teatro Parahyba Rio Mulher apresenta “Parahyba Rio Mulher“, um espetáculo que cria pontes entre áreas distintas do saber e do fazer, ampliando debates sobre identidade, pertencimento e os lugares da mulher na sociedade.

ALAGOAS – A Cia LaCasa, de Alagoas, apresenta “Negreiros”. O espetáculo aborda a escravidão e a abolição em Alagoas, provocando reflexões sobre a condição do povo negro após 1888 e sua luta ainda atual contra o preconceito e a invisibilidade social.

BAHIA – A Bahia será representada pelo espetáculo “Meninas Contam a Independência”, do grupo de teatro A Panacéia. É uma peça-jogo interativa em que duas atrizes descobrem um tabuleiro misterioso e reconstroem a memória das mulheres na Independência do Brasil, como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. O trabalho foi indicado como melhor espetáculo infanto-juvenil de 2024 no Prêmio Bahia Aplaude.

PERNAMBUCO“Estudo nº1: Morte e Vida” é o espetáculo que o Grupo Magiluth, de Pernambuco, traz ao FNT este ano. É um trabalho de pesquisa cênica que trata de urgências contemporâneas como migração, sobrevivência, vínculos com a terra, relações de poder e os desafios políticos de existir e resistir.

Sobre o FNT

Realizado desde 1993, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga é um dos eventos mais longevos do teatro no Nordeste. Ao longo de três décadas, tornou-se referência como espaço de circulação, formação e intercâmbio entre artistas, técnicos, pesquisadores e amantes da arte cênica.

A 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede Face. Conta com consultoria da Quitanda Soluções Criativas e parceria da Atos Percussivos, Grão de Guará, Prefeitura de Guaramiranga e SESC Ceará. Com o apoio cultural da Enel e apoio institucional do Mecenato Estadual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult Ceará), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SERVIÇO

31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT)
De 13 a 20 de setembro de 2025, em Guaramiranga, Ceará.
Site: www.fntguaramiranga.com.br Redes Sociais: @fntguaramiranga.
Mais informações: contato@fntguaramiranga.com.br.






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *