20 de janeiro de 2026 – 15:16
#MIS-CE #Museu da Imagem e do Som do Ceará
MIS realiza oficinas infantis também no Centro Cultural Bom Jardim
(Foto: Deivyson Teixeira)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — promove diversas oficinas, espetáculo teatral infantil e roda de capoeira. Duas oficinas infantis acontecerão no Centro Cultural Bom Jardim, em uma iniciativa do MIS de realizar atividades em outros espaços de Fortaleza. Toda a programação é gratuita.
Oficina de Performances Audiovisuais
Estão abertas até 29 de janeiro as inscrições para a oficina de Performances Audiovisuais, com Uirá dos Reis. A atividade acontece de 3 a 6 de fevereiro, das 14h às 18h. São ofertadas 15 vagas para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições devem ser feitas neste link. A oficina será uma experiência orientada de fruição e investigação em performance audiovisual, com foco nas relações sensoriais entre som, imagem, corpo e espaço. A ação propõe um ambiente de experimentação coletiva, no qual diferentes níveis de experiência convivem, priorizando processos criativos, escuta, improvisação e presença. Ferramentas digitais e analógicas serão apresentadas como dispositivos de demonstração e reflexão estética, e não como objeto de ensino técnico.
Uirá dos Reis é um artista multidisciplinar ganhador de diversos prêmios. Com vinte discos lançados de forma independente, cinco livros de poemas, mais de trinta trilhas sonoras para cinema, teatro, dança e instalações artísticas, além de diversas participações no cinema como ator. Assina direção de videoclipes, de curtas experimentais, filmes-ensaio e a co-realização de um longa-metragem. Nos últimos anos, tem investigado som e imagem no ambiente de apresentações ao vivo, misturando música eletrônica com áudio reativo e outras formas de projeção.
Oficinas para crianças no Centro Cultural Bom Jardim
Na sexta-feira (23), o MIS promove no Centro Cultural Bom Jardim duas oficinas voltadas para crianças de 10 a 14 anos. As atividades fazem parte da programação Conexão Férias no MIS, que promove atividades em espaços fora do Museu. As oficinas acontecem das 14h às 17h e as inscrições serão feitas por ordem de chegada.
A oficina “Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D” será conduzida pelos educadores do MIS Nair Beatriz e Sam Célio. Esta oficina propõe introduzir os participantes nos primeiros experimentos de ilusão de ótica que deram origem ao cinema 3D a partir da montagem manual do estereoscópio – primeiro instrumento criado para visualizar imagens tridimensionais – e a partir disso, pensar nas dimensões técnicas de brincar com a imagem e a ilusão com o uso do celular e equipamentos manuais.
Já a oficina “Cinema em Casa: construindo projetor caseiro” será ministrada pelo artista Fernando Wesley. A metodologia da oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática e lúdica, na qual será possível explorar conceitos de design, reciclagem e criatividade. O processo de transformação de caixas de papelão em projetores permitirá que os participantes compreendam a importância da reutilização de materiais, além de desenvolver habilidades manuais e criativas ao mesmo tempo. A oficina será conduzida de forma dinâmica, com atividades passo a passo que incentivem a participação ativa e o trabalho em grupo.
Oficina Cordão da Liberdade: expressão e produção de estandartes
Na sexta-feira (23), a Galeria da Liberdade realiza das 14h às 15h30, na sala multiuso do MIS (andar -1 do Anexo), a oficina “Cordão da Liberdade: expressão e produção de estandartes”, com os educadores do Museu Rafael Aires e Rebeca Eloi. A oficina tem como objetivo mediar a confecção de estandartes, elaborados a partir da reflexão crítica do Brasil contemporâneo, sob a ótica dos eixos memória, verdade, justiça e democracia. A atividade faz parte da programação Férias no MIS e é voltada para participantes de 12 a 15 anos (um adulto responsável deverá estar presente). São ofertadas 30 vagas e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.
Oficina Palquinho dos Sonhos: produção de teatro de marionetes
No sábado (24), o MIS realiza a oficina “Palquinho dos Sonhos: produção de teatro de marionetes”, que será ministrada por Vitor Paiva. A atividade acontecerá das 9h às 12h na sala multiuso (andar -1 do Anexo). As inscrições serão por ordem de chegada. São ofertadas 15 vagas para crianças de 8 a 14 anos e um adulto responsável deverá estar presente. A oficina tem como objetivo estimular a criatividade, a expressão dos sentimentos, da oralidade e o trabalho em grupo por meio da criação e manipulação de fantoches e do teatro. Os participantes irão vivenciar o processo teatral desde a criação dos personagens até a apresentação de pequenas cenas, desenvolvendo habilidades artísticas, comunicativas e emocionais.
Oficina de introdução ao color grading no audiovisual
No sábado (24), o MIS promove também a “Oficina de introdução ao color grading no audiovisual”, com a colorista Darwin Marinho. A atividade acontecerá das 14h às 17h na sala multiuso (andar -1 do Anexo). As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 22/01. São ofertadas 15 vagas para pessoas a partir de 18 anos. Esta oficina apresenta os fundamentos do color grading no audiovisual, abordando a cor como ferramenta narrativa, estética e técnica. A partir de exemplos práticos, serão discutidos conceitos essenciais como correção de cor, contraste, balanço de branco, espaço de cor, scopes e criação de atmosferas visuais. A atividade propõe um primeiro contato com o fluxo básico de colorização, estimulando o olhar crítico sobre a imagem e oferecendo referências para quem deseja iniciar ou aprofundar seu percurso na pós-produção. Sugere-se que as pessoas inscritas levem notebook com o software DaVinci Resolve previamente instalado, para melhor aproveitamento das atividades práticas.
Darwin Marinho é colorista, montadora e realizadora audiovisual. Atua na pós-produção com ênfase em correção e tratamento de cor, investigando a colorização como linguagem narrativa sensível. Seu trabalho está ligado ao cinema independente, às artes visuais, projetos artísticos e processos formativos, articulando técnica, estética e pensamento crítico sobre a imagem.
Espetáculo teatral “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”

(Foto: Jana Soares)
No sábado (24), a praça do MIS recebe às 18h o espetáculo teatral “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, com a Trupe Motim do Teatro. Um espetáculo que utiliza bonecos e palhaçaria para ressignificar os maiores medos da atualidade. Livre para todos os públicos, apresenta personagens como lobisomens, vampiros, fantasmas e muito mais medos reinventados com humor e crítica em pequeno Freak Show.
Vem Vadiar no Museu
No domingo (25), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS o Vem Vadiar no Museu, a roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto, do território do Campo do América. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
Sala imersiva, exposições e biblioteca
Nesta semana, a sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo) exibe as exposições “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri” e “O Paraquedista”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Turbilhão” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.
Na Galeria da Liberdade, está em cartaz a exposição “…e se não for agora, um dia será…”. O espaço é aberto à visitação quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira e sábado, das 13h às 20h.
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Galeria da Liberdade (quarta a sábado)
Endereço: avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
Oficina de Performances Audiovisuais
Inscrições: até 29/01
Período da oficina: 3 a 6 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Classificação indicativa: 18 anos
Inscrições: neste link.
Oficina Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D
Data: 23/01 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural Bom Jardim
Classificação indicativa: 10 a 14 anos
Inscrições: por ordem de chegada.
Oficina “Cinema em Casa: construindo projetor caseiro”
Data: 23/01 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural Bom Jardim
Classificação indicativa: 10 a 14 anos
Inscrições: por ordem de chegada.
Oficina Cordão da Liberdade: expressão e produção de estandartes
Data: 23/01 (sexta-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: sala multiuso do MIS (andar -1 do Anexo)
Classificação indicativa: 12 a 15 anos
Inscrições: por ordem de chegada.
Oficina Palquinho dos Sonhos: produção de teatro de marionetes
Data: 24/01 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: sala multiuso do MIS (andar -1 do Anexo)
Classificação indicativa: 8 a 14 anos
Inscrições: por ordem de chegada.
Espetáculo teatral “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”
Data: 24/01 (sábado)
Horário: 18h
Local: praça do MIS
Classificação indicativa: livre
Vem Vadiar no Museu: Roda de capoeira com Mestre Urso Preto
Data: 25/01 (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS