13 de outubro de 2025 – 15:02
#Museu da Imagem e do Som do Ceará
Ascom Museu da Imagem e do Som do Ceará – Texto
Além das atividades no MIS, haverá visita mediada na Galeria da Liberdade
Oficina de experimentações com filme fotográfico, com Luana Diogo
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação diversificada. No sábado (18), haverá oficina de fotografia, teatro infantil e fala aberta sobre imagem. No domingo (19), acontecem as feiras de fotografia e vinil e show musical. Já a Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo MIS, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 16h. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Bezoar do Tempo: Oficina de experimentações com filme fotográfico, com Luana Diogo
Neste sábado (18), das 14h às 18h, acontece a Oficina de experimentações com filme fotográfico, com Luana Diogo. A atividade dialoga com a exposição Bezoar do Tempo, atualmente em cartaz no andar +2 do Anexo do MIS. São ofertadas 15 vagas para pessoas acima de 16 anos e as inscrições devem ser feitas neste link. A oficina propõe algumas vivências nas quais serão realizados experimentos com filmes analógicos e fotografias trazidas pelas inscritas, tanto na maneira de utilização da película como nas possibilidades de revelação e intervenção. A ideia é que as pessoas participantes possam pensar um álbum de memórias no qual a própria película seja uma etapa de criação.
Luana Diogo ministrará a oficina e irá partilhar suas experiências enquanto artista visual e laboratorista, função que exerce há quatro anos. Ela é artista visual, pesquisadora e educadora. Doutora em Filosofia pela UFRN e mestra em Filosofia pela UECE, atua principalmente na área de filosofia e da fotografia analógica, realizando cursos de formação, desenvolvendo métodos alternativos de revelação de filmes analógicos e mediando experiências com filmes vencidos. Atualmente, dedica-se à pesquisa no campo da teoria da imagem e em fotografia, da autoimagem e das ficções de si, tecendo experimentações a partir de registros de viagens, tanto em foto como em vídeo. É laboratorista na Una, laboratório de revelação de filmes fotográficos. Nos últimos três anos integrou o Painel da Fotografia Cearense, participou das publicações coletivas PrismaZine e da Revista Nerva, e da exposição coletiva “São Pedro – Presença e Fabulação” no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Ministrou oficinas em espaços como o Museu da Fotografia de Fortaleza e nas duas edições do Efêmero Festival Experimental de Fotografia.
Apresentação Teatral “O Lobisomem de Maranguape” do Coletivo Teatro Lambe-lambe Calango Chuvoso
Neste sábado (18), das 16h30 às 17h30, acontece na praça do MIS a apresentação teatral infantil “O Lobisomem de Maranguape”, do Coletivo Teatro Lambe-lambe Calango Chuvoso. Na apresentação de teatro de luvas, o artista João Andirá conduz uma das lendas mais universais do Nordeste. Metade homem, metade bicho — aqui, a história se localiza na cidade de Maranguape -CE. Com humor, invenção e mistério, a peça convida o público a mergulhar na narrativa do bicho-homem.
O Coletivo Teatro Lambe-Lambe Calango Chuvoso reúne os artistas João Andirá, Cleomir Alencar e Gilvan da Silva, atuando na pesquisa, criação e difusão do teatro em miniatura. Com linguagem poética e acessível, o grupo investiga a potência do teatro de bonecos como experiência cênica intimista, aproximando o público de narrativas sensíveis e plurais. A atuação valoriza a tradição popular e a inovação artística, fortalecendo o teatro de formas animadas no Ceará e ampliando espaços de fruição estética em diferentes territórios.
Ciclo Formativo Trair o CIStema | Fala aberta “Ficções imprevisíveis: a monstragem e o encontro com o híbrido” com Nico da Costa
Também no sábado (18), das 17h30 às 19h30, acontece no auditório do MIS a fala aberta “Ficções imprevisíveis: a monstragem e o encontro com o híbrido”, com Nico da Costa. A atividade faz parte da programação do Ciclo Formativo Trair o CIStema, programa do MIS voltado para pessoas trans e não-binárias, e é voltada para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ a partir de 16 anos interessadas em aprimorar seus conhecimentos nas áreas da arte e da cultura. Além do encontro presencial, a fala terá transmissão pelo canal do MIS no YouTube. A conversa será sobre buscar o inesperado nas ficções por meio de encontros com imagens que fluem para mundos misturados que nos possibilitam nos mover para além da identidade e das formas delimitadas e fixas.
Nico da Costa é transmasculine e cineasta parahybano domiciliado no Ceará. Trabalha como roteirista, realizador, animador, montador e storyboard artist. Sua pesquisa se concentra na fabulação a partir da autoficção e na investigação da transgeneridade como abertura criativa para narrativas fantásticas. Tem formação na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, onde realizou o curta-metragem Pátria (2020), exibido em festivais internacionais, nacionais e vencedor de três prêmios. Também dirigiu o filme Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (2021) que estreou na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e foi vencedor de nove prêmios, dentre estes, o de Melhor Roteiro no 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Atualmente investiga a transmutação como estado de corpo-limite que desloca as existências trans para encontros com o imprevisível.
Cobertura da Feira da Fotografia, que acontece agora associada à Feira do Vinil. Expositores venderam artigos de fotografia (como livros, equipamentos, artigos decorativos etc) e vinis (Foto: Deivyson Teixeira)
Feira da Fotografia de Fortaleza e Feira MIS Vinil
No domingo (19), das 15h às 17h30, acontece mais uma edição da Feira da Fotografia de Fortaleza e Feira MIS Vinil. Expositores estarão vendendo artigos de fotografia (como livros, equipamentos, artigos decorativos etc.) e vinis. A atividade é realizada no MIS no segundo domingo de cada mês.
Show “Legado” com Luana Florentino
Também no domingo (19), acontece das 16h às 17h30, na praça do MIS, o show “Legado”, de Luana Florentino. O espetáculo é um mergulho pela obra autoral da artista, passeando pelos clássicos da música nordestina, reverenciando nomes como Luiz Gonzaga, Marinês e Luiz Fidelis, que enalteceram de forma singular a música e a tradição. A trama é destaque na cena musical, pois evidencia o forró a partir de suas próprias raízes e convida o público a uma viagem afetiva pelas memórias do sertão nordestino.
Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
A Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 16h. A equipe de educadores do espaço guiará os visitantes em uma experiência profunda e reflexiva por meio das histórias de resistência de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela luta em defesa dos direitos humanos e da democracia. São ofertadas 40 vagas para pessoas acima de 12 anos e as inscrições serão por ordem de chegada.
A exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” é uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo, com curadoria de Ana Pato e Carolina Junqueira, e reúne depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Um total de 22 testemunhos são reunidos na instalação “Partitura da Escuta” (2023), de Bianca Turner. As narrativas dessas mulheres estão em diálogo com o pensamento da historiadora, militante e poeta Beatriz Nascimento, que se destacou como intelectual que contribuiu para pensar a sociedade brasileira no contexto da Ditadura Civil Militar, confeccionando resistências através das suas reflexões. A exposição destaca, ainda, o imaginário de luta da pensadora negra, com três poemas de sua autoria escritos nos anos 1980. A poesia de Beatriz é um retrato urgente e contemporâneo das formas de resistir contra a violência, a impunidade e o racismo.
A Galeria da Liberdade funciona de quarta a sábado, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Exposições no MIS
Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
– Bezoar do Tempo: Oficina de experimentações com filme fotográfico, com Luana Diogo
Data: 18 de outubro (sábado)
Horário: 14h às 18h
Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)
15 vagas. Inscrições neste link.
Classificação indicativa: 16 anos
– Apresentação Teatral “O Lobisomem de Maranguape” do Coletivo Teatro Lambe-lambe Calango Chuvoso
Data: 18 de outubro (sábado)
Horário: 16h30 às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
– Ciclo Formativo Trair o CIStema | Fala aberta “Ficções imprevisíveis: a monstragem e o encontro com o híbrido” com Nico da Costa
Data: 18 de outubro (sábado)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Auditório do MIS | transmissão no canal do MIS no YouTube
Classificação indicativa: 16 anos
– Feira da Fotografia de Fortaleza e Feira MIS Vinil
Data: 19 de outubro (domingo)
Horário: 15h às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
– Show “Legado” com Luana Florentino
Data: 19 de outubro (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
GALERIA DA LIBERDADE
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
– Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
Data: 18 e 25 de outubro (sábados)
Horário: 16h às 17h
Local: Galeria da Liberdade
Classificação indicativa: 12 anos
40 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Acessível em Libras.