Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Oficina temática de carnaval, Conversa de Ateliê e atividade infantil são destaques da semana na Pinacoteca do Ceará

Oficina temática de carnaval, Conversa de Ateliê e atividade infantil são destaques da semana na Pinacoteca do Ceará







2 de fevereiro de 2026 – 15:37
#Pinacoteca do Ceará


Ascom Pinacoteca do Ceará – Texto


Museu realiza ainda as falas públicas do IV Ateliê de Pesquisa e Crítica. Toda a programação é gratuita.


Visita mediada (Foto: Marilia Camelo) 

Entre quarta-feira (4) e domingo (8) desta semana, a Pinacoteca do Ceará oferece uma agenda intensa de atividades gratuitas. Além de três exposições em cartaz, o museu — que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — realiza oficina de estamparia para o carnaval, recebe a artista visual e educadora Andréa Hygino e encerra o IV Ateliê de Pesquisa e Crítica com falas públicas dos participantes. Todas as atividades são gratuitas.

O carnaval inspira as atividades do Pouso do Trabalhador. Nesta quarta-feira (4), os arte-educadores da Pinacoteca convidam o público a trazer peças para serem customizadas na oficina de estamparia manual para o carnaval, das 12h30 às 13h30, no hall do museu. A atividade com acessibilidade em Libras conta com 15 vagas por ordem de chegada. No final da tarde, às 17h, o “Yoga ao Pôr do Sol” traz Raquel Amapos conduzindo a pratica Hatha yoga, com 20 vagas disponíveis. As inscrições ficam abertas na recepção a partir de uma hora antes.

PESQUISA, CRÍTICA E ACESSO

A semana também marca o encerramento do IV Ateliê de Pesquisa e Crítica com um ciclo de Falas Públicas. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, quarta e quinta, das 15h às 18h, os participantes do programa formativo compartilham o desenvolvimento de suas pesquisas com o público, reforçando o papel do Ateliê como espaço de fomento à crítica de arte no Ceará. As apresentações acontecem no Ateliê 3 da Pinacoteca, com 30 vagas em cada dia. As inscrições podem ser realizadas uma hora antes, na recepção.

Na quinta-feira (5), é realizada também a visita temática “Corporeidades e movimento em Antonio Bandeira” com Janaína Bento, às 16h, na exposição “Amar se aprende amando”. A visita explora como o movimento e o corpo são representados na obra do artista, com acessibilidade em Libras e 20 vagas. Na sexta-feira (6), às 15h, acontece uma visita mediada pelas exposições em cartaz, também com acessibilidade em Libras.

CONVERSA DE ATELIÊ COM ANDRÉA HYGINO

A Conversa de Ateliê: “A cadeira, o Levante, a ginga”, que acontece na sexta-feira (6), às 17h, no auditório, é um dos destaques da semana. A artista visual e curadora educativa da 14ª Bienal do Mercosul Andréa Hygino apresenta um recorte de sua pesquisa, narrando histórias que circundam a produção de seu trabalho. A artista se debruça sobre o ambiente escolar e encontra na desobediência o lugar de crítica e criação. A atividade oferece 100 vagas e acessibilidade em Libras.

Para o público infantil, o domingo (8) é dedicado ao Ateliê Criança Cria “Abstrações com Antonio Bandeira”, com Renata Damasceno, em duas sessões (10h e 15h). A atividade convida as crianças a explorarem o universo abstrato a partir da obra de Bandeira.

A atividade convida as crianças a conhecerem o pintor fortalezense Antonio Bandeira por meio da exposição “Amar se aprende amando”. Inicialmente, o grupo fará uma visita mediada, seguida de atividade no Ateliê, onde os participantes serão convidados a compor pinturas abstratas, percebendo as cores, sentimentos e movimentos do trabalho do artista. A atividade é para crianças a partir de 5 anos e conta com 15 vagas.

EM CARTAZ

A Pinacoteca do Ceará mantém em exibição três grandes mostras: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, segue em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, pode ser visitada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira, que termina no próximo dia 15 de março.

O público pode conferir ainda a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.

SERVIÇO

Programação – Pinacoteca do Ceará de 4 a 8 de fevereiro

4/2/2026 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
[POUSO DO TRABALHADOR]
Com “Estamparia manual para o carnaval”
Local: Com Iuri Tavares
Classificação Indicativa: Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras

4/2/2026 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha Yoga)
Com Raquel Amapos
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

4/2/2025 | quarta-feira | 15h às 18h
[Falas Públicas – IV Ateliê de Pesquisa e Crítica]
Com A crítica como obra
Local: Com Anair Holanda, Anderson Rodrigues, arth3mis, Cinthia Teles, Edmilson Miranda Jr., Flávia Castelo, Laila Borges, Marieta Rios, Taynara Viana, Vitória Fernandes, Loryz Severino, Tea Marcelo e Paula Aragão
Classificação Indicativa: Local: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

5/2/2025 | quinta-feira | 15h às 18h
[Falas Públicas – IV Ateliê de Pesquisa e Crítica]
Com A crítica como obra
Local: Com Andrea Agda, Andrés Rodríguez, Davi Reis, Debora Silva, Deborah Meira, Gisnayra Lopes, Maxwell Montado, Neila Albertina, Veronica Maia, Wirly Karão e Karina das Oliveiras
Classificação Indicativa: Local: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

5/2/2026 | quinta-feira | 16h às 17h
[VISITA TEMÁTICA]
Com “Corporeidades e movimento em Antonio Bandeira”
Local: Com Janaína Bento
Classificação Indicativa: Local: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: livre
Acessibilidade: Libras

6/2/2026 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

6/2/2026 | sexta-feira | 17h às 18h30
[CONVERSA DE ATELIÊ]
Com “A cadeira, o levante, a ginga”
Local: Com Andréa Hygino
Classificação Indicativa: Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras

8/2/2026 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
[ATELIÊ CRIANÇA CRIA]
Com “Abstrações com Antonio Bandeira”
Local: Com Renata Damasceno
Classificação Indicativa: Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Não

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *