28 de abril de 2025 – 11:30
#Pinacoteca do Ceará #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
O museu estará aberto para visita às exposições no feriado do Dia do Trabalhador
Visita à “Delírio Tropical” (Foto: Marília Camelo)
A Pinacoteca do Ceará traz uma semana de atividades voltadas para processos criativos e dança, com destaque para duas oficinas para educadores e apresentação de espetáculo pelo Balé Jovem do Pirambu. Na quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o museu abrirá ao público. A Pinacoteca integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.
Às 17h30 da quarta-feira (30), acontece mais uma edição do Yoga ao pôr do sol, no pátio da Pinacoteca. A prática, conduzida por Keyvianne Costa, conta com disponibilização de materiais e 20 vagas a serem preenchidas mediante inscrição na recepção. Se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
Na quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o museu estará aberto à visitação. O público pode conferir as exposições “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, e a coletiva “Delírio Tropical”, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva.
Oficinas estimulam ideias para sala de aula
Com foco em professores, arte-educadores e estudantes, a Pinacoteca oferece nesta semana duas oficinas que propõem refletir sobre a arte em ambientes de aprendizado. As formações iniciam às 14h e contarão com acessibilidade em Libras. Na quarta-feira (30), a atividade “Arte na ponta do giz: ideias para sala de aula” revisita a prática de desenho com giz de cera, explorando as possibilidades de expressão e técnica que o material, mais acessível, pode trazer em ambientes escolares. São 20 vagas.
Já no sábado (3), a oficina “Da movência à dança: ideias para sala de aula” explora a relação entre corpo, movimento, dança e imagem, e como educadores podem introduzir e trabalhar essas relações em salas de aula. São 20 vagas. Os interessados em participar devem se inscrever na recepção do museu com uma hora de antecedência do início da atividade.
Na sexta-feira (2) e no sábado (3), sempre às 15h, o museu realiza uma visita mediada às exposições em cartaz. Conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca, a atividade é acessível em libras e oferece 20 vagas. As inscrições podem ser feitas na recepção com uma hora de antecedência.
Encerrando o sábado (3), às 18h, o pátio da Pinacoteca recebe o espetáculo de dança “Pra onde o vento sopra – Corpo Memória e Territorialidade Pirambu”, apresentado pelo coletivo Balé Jovem do Pirambu. A produção celebra a história e a identidade do bairro através do movimento. São 40 vagas, com inscrições na recepção a partir de uma hora antes do espetáculo.
O Ateliê Criança Cria deste domingo (4) convida o público a partir de 7 anos, inspirado pelas exposições em cartaz no museu, a explorar a combinação de imagens e texto por meio da criação de zines. A atividade tem duas sessões, às 10h e às 15h, e cada uma conta com 15 vagas, para crianças acompanhadas de um responsável. Inscrições na recepção com uma hora de antecedência.
Ainda no domingo, o museu realiza a Mostra “Delírio tropical”, das 11h às 12h30, no auditório. A exibição audiovisual reúne oito trabalhos de artistas que participam da exposição de mesmo nome em cartaz no museu. A sessão tem classificação indicativa de 16 anos e 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.
Serão exibidas as obras dos seguintes artistas: Keila Sankofa (Alexandrina, um relâmpago, 2022), Biarritz (Onde está Mymye Mastroiagne?, 2023), Thiago Martins de Melo (Rasga Mortalha, 2019), Denilson Baniwa (Colheita Maldita Cores. HD, 2021-2022), Juliana Notari (Amuamas, 2018), Allyster Fagundes (Reverbero, 2020), Nay Jinkss (Maré Alta – o imaginário está atrás da porta, 2023) e Davi Jesus do Nascimento (Gemer Carranca Naufragada, 2023).
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Programação da Pinacoteca do Ceará 30 de abril a 4 de maio
30/04/2025 | quarta-feira | 14h às 17h
Oficina “Arte na Ponta do Giz: Ideias para Sala de Aula”
Com Iuri Tavares
Local: Ateliê 2
Classificação Indicativa: Livre
Para estudantes, professores, arte-educadores
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.
30/04/2025 | quarta | 17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Keyvianne Costa
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.
02 e 03/05/2025 | sexta-feira e sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência
03/05/2025 | sábado | 14h às 17h
Oficina “Da movência à dança: ideias para sala de aula”
Com Janaína Bento
Local: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Para estudantes, professores e arte-educadores
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
03/05/2025 | sábado | 18h
Pra onde o vento sopra – Corpo Memória e Territorialidade Pirambu
Com coletivo de dança Balé Jovem do Pirambu
Local: Pátio da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
40 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência
04/05/2025 | domingo | 11h às 12h30
Mostra Delírio Tropical
Local: Auditório da Pinacoteca
Classificação Indicativa: 16 anos
100 vagas. Por ordem de chegada
04/05/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Pequeno Caderno de Impressões
Com Ligia Bessa
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 7 anos
15 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.