13 de outubro de 2025 – 12:31
#Pinacoteca do Ceará
Ascom Pinacoteca do Ceará – Texto
A semana de 15 a 19 de outubro oferece atividades que celebram a cultura dos bairros com oficinas infantis e vivências lúdicas
Visita mediada na exposição Amar se aprender amando – Antonio Bandeira (Foto: Marília Camelo)
A Pinacoteca do Ceará, espaço que integra da Rede de Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada a Secretaria da Cultura, e gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida o público a explorar as narrativas dos bairros Mucuripe e Moura Brasil por meio de oficinas e vivências que conectam arte e memória. Nesta semana, de 15 a 19 de outubro, as atividades em destaque são a Conversa de Atelie e oficina infantil “Cores do Mucuripe” e o Ateliê Criança Cria “Uma história no museu: contos entre os trilhos e o mar”. O museu oferece, também, uma oficina de criação de Jaraguás, além de visitas mediadas e atividades de bem-estar.
As atividades começam na quarta-feira (15), às 12h30, com o programa Pouso do Trabalhador “Respira e Estica” no hall do museu. A ação cria um momento de pausa e reconexão na rotina, com técnicas de alongamento e respiração consciente para aliviar as tensões do corpo. São ofertadas 15 vagas, com inscrições por ordem de chegada. No período da tarde, às 17h, o “Yoga ao Pôr do Sol” ocupa o pátio do museu, com Aline Rodrigues conduzindo a modalidade Acroyoga. Nesta prática, duas ou mais pessoas interagem em posturas ativas ou relaxantes, desenvolvendo confiança e consciência corporal. São 20 vagas, com inscrições a partir de uma hora antes, na recepção.
Na sexta-feira (17) e no sábado (18), o público pode participar de visitas mediadas por todas as exposições em cartaz. Conduzidas pelos arte-educadores, as visitas começam às 15h, são acessíveis em Libras e oferecem 20 vagas cada, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.
NARRATIVAS, CULTURA E TERRITÓRIO NO FIM DE SEMANA
No sábado (18), a Pinacoteca do Ceará recebe a artista plástica Dona Mundinha, moradora do bairro Mucuripe, e o arte-educador Diêgo di Paula, responsável pelo Acervo Mucuripe, para a Conversa de Ateliê + Oficina Infantil “Cores do Mucuripe: Memória e Arte Naif”. Dona Mundinha está entre os artistas cearenses que integram a exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e Diego compõe a curadoria compartilhada da mostra.
A atividade, que ocorre das 15h às 17h, propõe um encontro intergeracional para mergulhar nas cores, histórias e saberes do bairro Mucuripe. Por meio da arte naïf, as crianças são convidadas a explorar suas próprias memórias e percepções sobre o território, dialogando com as histórias e referências visuais da comunidade. Há 30 vagas, com prioridade para moradores do Mucuripe e do Titanzinho, e as inscrições na recepção iniciam uma hora antes da atividade.
No mesmo horário, a oficina “Nosso Jaraguá”, com Beatriz Gurgel e Val Araújo, no Ateliê 1, convida crianças a partir de 5 anos a construir seu próprio Jaraguá, figura folclórica comum em festejos do reisado no Nordeste. Com foco na personagem, a atividade será dividida em dois momentos: confecção do Jaraguá no ateliê e, em seguida, um cortejo musical com as crianças dentro do museu. É acessível em Libras e tem 15 vagas, com inscrições por ordem de chegada.
No domingo (19), o Ateliê Criança Cria “Uma história no museu: contos entre os trilhos e o mar” tem duas sessões às 10h e às 15h , com Beatriz Gurgel, Iuri Tavares e Lígia Bessa. O público infantil a partir de 5 anos é convidado para uma vivência lúdica que narra a história do bairro Moura Brasil, explorando seu surgimento e a vida da comunidade com elementos cenográficos e interativos. São 15 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada.
EM CARTAZ
A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira. O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
Programação da Pinacoteca do Ceará de 15 a 19 de outubro
15/10/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Respira e Estica”
Com Liza Maria
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Inscrições por ordem de chegada
15/10/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Acroyoga)
Com Aline Rodrigues
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
17/10/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
18/10/2025 | sábado | 15h às 17h
Conversa de Ateliê + Oficina Infantil “Cores do Mucuripe Memória e Arte Naif”
Com a artista Dona Mundinha e Diêgo Di Paula, do Acervo Mucuripe
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas, com prioridade para moradores do Mucuripe e Titanzinho
Inscrições por ordem de chegada
18/10/2025 | sábado | 15h às 17h
Oficina “Nosso Jaraguá”
Com Beatriz Gurgel e Val Araújo
Local: Ateliê 1 + cortejo na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças de 5 anos, acompanhadas de um responsável
Acessibilidade em Libras
18/10/2025 | sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
19/10/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Uma história no museu: contos entre os trilhos e o mar”
Com Beatriz Gurgel, Iuri Tavares e Lígia Bessa
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças de 5 anos 15 vagas. Inscrições por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.