Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Paulo Vieira consolida a Personal Mind como referência em comunicação personalizada, branding e assessoria de imagem

Com atuação internacional e mais de três décadas de experiência, ele reposiciona marcas e fortalece reputações por meio de conexões autênticas e estratégias personalizadas


Com mais de 30 anos de experiência na área, o jornalista e assessor de imprensa Paulo Vieira transformou a Personal Mind Branding em uma referência no mercado de comunicação pela capacidade de criar conexões profundas entre marcas, imprensa e público. À frente do negócio, ele oferece uma gama de serviços a partir da combinação de três pilares: relacionamento, estratégia e propósito.

Em um mercado tão concorrido, sua bagagem multicultural o credencia a oferecer um atendimento especializado para brasileiros que vivem no exterior. “Desde os 16 anos eu me propus a sair pelo mundo e conhecer diversas culturas. Isso me ajudou muito quando decidi ser jornalista, e ainda mais quando me tornei assessor de imprensa, porque passei a enxergar o mundo por diversos ângulos”, conta Vieira, que teve passagens por Londres (Inglaterra), Nova York e Flórida (Estados Unidos).

A vivência no exterior se transformou em estratégias que ajudam a fortalecer a reputação e a credibilidade do cliente. “Eu consigo adaptar uma cultura estrangeira à nossa realidade. Conheço as tradições e costumes e consigo transformá-los em diferenciais que vão impulsionar sua imagem aqui no Brasil”, argumenta, ressaltando que uma passagem por Harvard transformou a sua percepção sobre o ato de se comunicar.

Reposicionamento estratégico

Inspirada em diretrizes de branding pessoal e institucional, a Personal Mind trabalha para posicionar marcas de maneira estratégica. Na prática, isso se traduz em um alinhamento de imagem, reputação e propósito, de modo que o cliente alcance as pessoas certas, sem abrir mão dos valores e princípios que norteiam a trajetória de cada pessoa.

Vieira defende que, para o investimento em comunicação possa trazer resultados efetivos, os envolvidos precisam construir uma relação de confiança. “O cliente que entende isso é longevo aqui dentro. Já o que só quer tirar vantagem do assessor, sem dar tempo para que as conexões se estabeleçam, não dura. Algumas relações exigem maturação, e o imediatismo mata qualquer parceria”.

Neste cenário, a Personal Mind atua tanto com assessoria de imagem, ajudando profissionais e empresas a moldar sua presença pública, quanto com gestão de reputação, branding estratégico e construção de visibilidade. Em uma época na qual as pessoas estão cada vez mais expostas, a presença de um profissional de comunicação tornou-se indispensável para quem busca reputação sólida.

“Hoje nós estamos na era da fake news. As redes sociais informam muito, mas também desinformam demais. É um desserviço. Por isso, ter um assessor sério e ético é valioso. Ele é seu porta-voz, quem garante uma resposta coerente à imprensa, atuando também na gestão de crises”, afirma.


Da gestão de emissoras às campanhas

Em três décadas de carreira, Paulo Vieira acumula experiências em grandes empresas e projetos de destaque. Como gerente de comunicação da RedeTV!, acompanhou a concepção do seriado Donas de Casa Desesperadas (2007). A versão brasileira de Desesperate Housewives foi fruto de uma parceria entre a emissora brasileira e a ABC Studios / Disney. Com passagens pela editora Decor e o parque Hopi Hari, ele também atuou na divulgação de Central do Brasil (1998), clássico do cinema que rendeu uma indicação ao Oscar para Fernanda Montenegro.

“O grande diferencial da Personal Mind sou eu, o Paulo Vieira. Eu sou aquele tempero que falta no bolo, porque tenho uma ligação muito direta com o cliente. Ele pode me ligar e falar sobre o que quiser comigo”, explica o gestor, que cita também a sua parceria bem-sucedida com a apresentadora Luciana Gimenez, que durou 23 anos. Embora tenham seguido caminhos profissionais diferentes, a amizade entre eles permanece.

Mesmo com foco em resultados palpáveis, Vieira mantém uma visão humanizada do processo de comunicação. “Todo cliente é um novo desafio. Eu não sou um assessor só de releases, eu sou um assessor de conexão — uma conexão mais profunda do que a maioria das pessoas imagina. Comunicação é identidade própria. Cada um se comunica à sua maneira, e o meu papel é traduzir isso da forma mais autêntica possível”.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *