A festa da Premier League perdeu o brilho, nesta quinta-feira (1º), com três empates sem gols na rodada de Ano Novo. O mais significativo deles foi o 0 a 0 do Manchester City contra o Sunderland, deixando o time de Pep Guardiola quatro pontos atrás do líder Arsenal.
Os citizens, vice-líderes, poderiam ter reduzido mais uma vez a vantagem dos gunners para dois pontos, mas, em vez disso, viu a sequência de oito vitórias consecutivas — somando todas as competições — ser interrompida.
O ataque do Liverpool também deixou a desejar, com um empate em 0 a 0 em casa contra o Leeds United — houve ainda mais um empate sem gols, agora do Tottenham em visita ao Brentford.
Os únicos gols do dia aconteceram em Selhurst Park, onde Tom Cairney marcou o gol de empate do Fulham, nos minutos finais contra o Crystal Palace, garantindo o placar de 1 a 1.
O Sunderland tem se mostrado um adversário difícil no retorno à Premier League e já empatou com o City, o Arsenal e o terceiro colocado, o Aston Villa, dentro de casa, no Stadium of Light.
É apenas a segunda vez que um time recém-promovido permanece invicto nos primeiros 10 jogos em casa em uma temporada da Premier League, depois do Ipswich Town em 1992/93, merecendo o ponto conquistado.
O City tentou de tudo para abrir o placar, mas o goleiro da casa, Robin Roefs, fez uma série de defesas, enquanto a melhor chance dos visitantes foi uma cabeçada de Josko Gvardiol que passou raspando a trave no segundo tempo.
“Eles são muito físicos. São muito fortes, então não é surpresa nenhuma. Levamos o ponto. Estou muito satisfeito com as atuações, especialmente no segundo tempo. Ainda há um longo caminho a percorrer”, disse o técnico do City, Pep Guardiola.
Um ponto positivo para o City foi ver Rodri de volta à ação como substituto do lesionado Niko Gonzalez, após se recuperar de uma lesão na coxa que o limitou a poucos minutos em campo nos últimos três meses.
A goleada por 4 a 1 sobre o Villa deixou o Arsenal com 45 pontos após o primeiro turno do Campeonato Inglês, enquanto o City tem 41 após apenas o segundo empate na Premier League.
O próximo desafio do Arsenal é uma visita ao Bournemouth, que luta contra o rebaixamento, no sábado (3), enquanto o City joga em casa, um dia depois, contra o Chelsea, que anunciou a saída do técnico italiano Enzo Maresca nesta quinta-feira (1º).
O atual campeão, o Liverpool, atual quarto colocado, está 12 pontos atrás do Arsenal, após apresentar uma atuação apática. A melhor oportunidade foi de Hugo Ekitike, mas o erro dele resumiu bem o dia: de alguma forma, cabeceou para fora um cruzamento preciso de Jeremie Frimpong.
A situação poderia ter sido pior para a equipe de Arne Slot, com um gol de Dominic Calvert-Lewin aos 81 minutos anulado por impedimento após receber um passe de Noah Okafor.
“Gostaríamos de começar (2026) com uma vitória, mas foi difícil. Acho que não conseguimos jogar muitas vezes através da zaga baixa deles. Por vezes, não tínhamos jogadores suficientes em frente à trave, em outros momentos em que criamos oportunidades ou estivemos perto de marcar, tivemos um pouco de azar”, disse Slot.
Para o Leeds, foi mais um ponto importante na luta para se manter longe da zona de rebaixamento. O time está em 16º lugar com 21 pontos, sete à frente do West Ham United, antepenúltimo colocado.
“Não é sempre que se consegue manter o placar zerado e conquistar um ponto em Anfield. Tivemos que nos defender e sofrer, mas fomos recentemente promovidos e enfrentamos os atuais campeões”, disse o técnico do Leeds, Daniel Farke.
O técnico do Tottenham, Thomas Frank, voltou ao seu antigo clube, o Brentford, mas foi uma partida para esquecer, que encerrou a sequência de 137 jogos do Tottenham na Premier League sem um empate sem gols.
O último jogo também tinha sido contra o Brentford, em maio de 2022. O empate deixou o Tottenham em 12º lugar com 26 pontos, enquanto o Brentford, que teve as melhores chances, está em nono com 27.
O Palace agora acumula seis jogos sem vencer em todas as competições, tendo deixado a vitória escapar devido a um golaço de Cairney com um chute colocado. Jean-Philippe Mateta colocou o Palace em vantagem com um cabeceio.
Mas os anfitriões perderam o fôlego, e o Fulham teria conquistado os três pontos se Dean Henderson não tivesse feito uma grande defesa para impedir o gol de Timothy Castagne e se Joachim Andersen não tivesse desperdiçado uma chance clara.
“Quando as pernas e a mente não estão tão frescas, fica um pouco difícil. Mas foi um bom ponto hoje”, disse o técnico Oliver Glasner, do Palace, que está em 10º lugar com 27 pontos, o mesmo do Fulham.