9 de setembro de 2025 – 12:30
De 10 a 14 de setembro, o museu terá performances, sessões de vídeos e seminários da Verbo, além de atividades como como visitas temáticas e oficinas
A Pinacoteca do Ceará sedia, pela segunda vez, a Verbo – Mostra de performance arte, um dos maiores eventos de performance do Brasil. O museu cearense recebe a 18ª edição da mostra por meio de uma parceria com a Galeria Vermelho (SP). Na semana de 10 a 14 de setembro, o museu destaca ainda oficinas e visitas temáticas pelas exposições. Toda a programação é gratuita. A Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.
18ª MOSTRA VERBO NA PINACOTECA DO CEARÁ
A 18ª edição da VERBO, parceria entre Pinacoteca do Ceará e Galeria Vermelho (SP), chega a Fortaleza ocupando diversos espaços do museu. De quinta (11) a domingo (14), o público poderá conferir trabalhos de artistas do Brasil, México, Espanha e de outros países. A abertura será às 13h30 desta quinta-feira, no auditório, com acessibilidade em Libras. A programação inclui sessões de vídeo e performances, com destaque para “A noite mais bonita é quando somos o céu”, da artista cearense Trojany. A apresentação acontece às 16h30, no dia da abertura, partindo do hall da Pinacoteca e se estendendo até a Praça da Estação.
Como novidade na programação de Fortaleza, a VERBO realiza o seminário “Verbo Conjugado” no sábado (13). A primeira mesa, “Articulações em rede”, inicia às 14h, debatendo a circulação da arte da performance com o duo de artistas Dori Nigro e Paulo Pinto, além do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pablo Assumpção. A mediação será da transartista, curadora, pesquisadora e gestora cultural Bárbara Banida. Às 16h, a segunda mesa, “Performance para a câmera de vídeo”, investiga o uso do vídeo na criação performática com o coletivo cearense No barraco da constância tem! e a artista mexicana Tania Candiani, com mediação do artista, professor e pesquisador Alexandre Veras. O seminário acontece no auditório da Pinacoteca, contando com acessibilidade em Libras e tradução para o portugues. As vagas estão sujeitas à lotação do espaço.
>>>> Confira AQUI mais informações sobre o evento e a programação completa.
VISITAS, OFICINAS E ATIVIDADE INFANTIL
A Pinacoteca do Ceará oferece, ainda, outras atividades durante a semana, com opções para todos os públicos. Na quarta-feira (10), às 12h30, tem o programa Pouso do Trabalhador com a oficina “Palavra Bordada”, ministrada pela artista Simone Barreto, convidando os participantes a bordar palavras que ganharam cores, texturas e volumes com os pontos bordados. A ação é acessível em Libras e tem 15 vagas por ordem de chegada. Às 17h, o pátio recebe uma edição do “Yoga ao Pôr do Sol” com Gleice Barbosa conduzindo a pratica Hatha Yoga. O museu oferece tapete para 20 pessoas por ordem de chegada. Quem quiser trazer o próprio material pode participar no limite de até 20 vagas extras. As inscrições abrem uma hora antes, na recepção.
Na quinta-feira (11), às 16h, a visita temática “Andanças Confluentes” explora a exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem“. Liza Maria conduz a visita que busca promover reflexões sobre morte, sombras e vida a partir das obras, despertando questões sobre como o corpo transita entre esses temas no cotidiano. A atividade é livre, acessível em Libras e conta com 20 vagas. As inscrições acontecem na recepção a partir de uma hora antes.
Na sexta-feira (12), às 15h, o museu oferece uma visita mediada em Libras, com Leo Thomaz, em um percurso pelas exposições em cartaz. A atividade tem tradução simultânea para o português. São 20 vagas. Inscrições na recepção a partir de uma hora de antecedência.
No sábado (13) , às 16h, a visita temática “Poéticas e Artesanias do Quilombo de Água Preta”, com Iuri Tavares, convida o público a conhecer as origens do Quilombo de Água Preta por meio da tradição oral. A visita aborda a criação do Centro Cultural de Água Preta e o processo de patrimonialização dos artefatos comunitários exibidos na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Com classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e 20 vagas. As inscrições para a atividade ficam disponíveis na recepção a partir de uma hora antes.
O Ateliê Criança Cria deste domingo (14) traz a atividade “Imagem e Ação nas Exposições”, com Liza Maria, propondo a crianças a partir de 3 anos uma brincadeira de mímica e expressão artística nas exposições. Os pequenos escolherão papeis com nomes de personagens ou danças e, por meio de mímica, tentarão descobrir o que está escrito no dos outros, finalizando com desenho e pintura das movimentações descobertas. São duas sessões, às 10h e às 15h, com 15 vagas para crianças acompanhadas de pelo menos um responsável. Inscrições na recepção uma hora antes.
EM CARTAZ
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, aberta à visitação até 26 de outubro de 2025; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
Programação da Pinacoteca do Ceará de 10 a 14 de setembro
10/09/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Palavra bordada”
Com Simone Barreto
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em LIBRAS
15 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
10/09/2025 |quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha Yoga)
Com Gleici Barbosa
Local: Pátio
Classificação Indicativa: livre
40 vagas, sendo 20 com tapetes disponibilizados pela Pinacoteca e outras 20 vagas para pessoas que trazem o próprio tapete. Inscrições na recepção a partir de 1h antes
11 a 14/09/2025 | quinta a domingo | manhã, tarde e noite
18ª VERBO – Mostra de performance arte
Com performances, sessões de vídeo e seminário
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Fortaleza-CE)
Classificação indicativa: Livre
Acesso gratuito
Confira a programação completa AQUI
11/09/2025 | quinta-feira| 16h às 17h
Visita Temática “Andanças Confluentes”
Com Liza Maria
Local: Exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”
Classificação Indicativa: 14 anos
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
12/09/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada em LIbras
Com Leo Thomaz
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Tradução para o Português
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência
13/09/2025 | sábado| 16h às 17h
Visita Temática “Poéticas e Artesanias do Quilombo de Água Preta“
Com Iuri Tavares
Local: Exposição “Existências paralelas — acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
14/09/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Imagem e Ação nas Exposições”
Com Liza Maria
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos (com um responsável por criança)
15 vagas por cada sessão. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.